sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Marina faz exigências para apoiar Aécio; veja lista

Foto: Nacho Doce / Reuters
  
Marina fez exigências inegociáveis para apoiar Aécio Neves no 2º turno


O apoio de Marina Silva à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência vai depender da resposta que o tucano dará a uma série de exigências feitas pela ex-candidata e seu grupo político, a Rede Sustentabilidade.

Uma carta assinada por Marina será enviada a Aécio. O documento pedirá, por exemplo, o abandono da proposta de redução da maioridade penal e atenção à reforma agrária, o que indica um pedido de virada à esquerda na postura do tucano.

A proposta de redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos é uma das principais bandeiras da candidatura de Aécio. Para a Rede, no entanto, "em uma visão progressista de segurança, não há espaço para propostas como a redução da maioridade penal ou a precarização das condições de apenamento de menores".

Marina disputou a Presidência pelo PSB e ficou em terceiro lugar, com 21% dos votos. Dilma e Aécio, que tiveram 41% e 33%, respectivamente, estão no segundo turno. De acordo com Walter Feldman, porta-voz da Rede, a ex-candidata agora aguarda a resposta do tucano para definir seu apoio. "A Marina quer um aceno de Aécio em direção à nova política", disse ao Terra.

Em uma carta endereçada aos partidos de sua coligação (PSB, PHS, PRP, PPL, PPS e PSL), Marina diz que a candidatura de Aécio é a "candidatura identificada com o sentimento de mudança".

"Aguardo com tranquilidade e confiança a manifestação individual ou coletiva dos partidos, sobre os compromissos que precisam ser assumidos pela candidatura identificada com o sentimento de mudança, de modo que eles se expressem atitudes políticas, ações e modelo de governança que de fato materializem um novo tempo para o Brasil. Essa manifestação (lista de propostas) e a resposta que ela obtiver serão fundamentais para minha manifestação individual, que será feita oportunamente neste segundo turno", escreveu Marina aos partidos.

Segundo Feldman, as exigências de Marina são as mesmas explicitadas em nota publicada hoje pela Rede Sustentabilidade. Embora afirme que nem a candidatura de Aécio, nem a de Dilma, representam a "mudança", o texto da Rede reafirma que não recomenda voto em Dilma Rousseff e libera seus militantes para votar nulo, em branco ou em Aécio Neves.

Veja alguns pontos da lista de exigências de Marina:

- Fim da reeleição; adoção do mandato de cinco anos; fortalecimento dos plebiscitos, referendos e consultas à sociedade

- Respeito à sustentabilidade ambiental

- Abandono da proposta de redução da maioridade penal

- Compromisso com a reforma agrária para a redução dos conflitos fundiários e assentamento das 85 mil famílias que estão hoje à espera de terra

- Demarcação de terras indígenas, quilombolas e proteção às populações e aos povos tradicionais

- Prioridade à educação integral na Educação Básica, valorizando também os professores

- Compromisso efetivo com a meta de zerar a perda da cobertura florestal no Brasil e de avançar na criação de unidades de conservação da natureza; respeito às “20 metas de Aichi “ para a conservação da biodiversidade, aprovadas na COP 10, realizada no Japão em 2010

- Revisão do fator previdenciário

- Combate à discriminação racial, de gênero, de orientação sexual, religiosa e social

- Compromisso em diversificar a matriz com expansão das fontes renováveis, limpas e seguras (solar, eólica, de biomassa e dos biocombustíveis de segunda geração); ampliação da geração distribuída, com a meta de agregar 1 milhão de casas com sistemas de autogeração de energia a partir de painéis solares fotovoltaicos e de ter 3 milhões de casas com aquecimento solar de água até 2018

- Reforma política profunda

Do site Terra / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).