terça-feira, 21 de outubro de 2014

Maior açude de Caraúbas seca

http://gazetadooeste.com.br/wp-content/uploads/2014/10/A%C3%A7ude-Cara%C3%BAbas-pg-2-dia-21-10-14-cr%C3%A9dito-Ic%C3%A9m-Cara%C3%BAbas.jpg
Açude do Apanha-Peixe retrata os prejuízos da estiagem – Foto Icém Caraúbas

A falta de chuvas tem implicado muitos prejuízos para o Rio Grande do Norte. A cada semana, no município de Caraúbas, a seca se revela mais severa. A vegetação é castigada pelo sol, açudes secaram e a terra está rachada.

O maior açude de Caraúbas, o “Apanha-Peixe”, localizado no setor da várzea, está seco. No lugar de água, lama e terra rachada. O cenário só não é mais desolador devido à presença de dezenas de garças brancas atraídas pelos peixes que ficam espalhados, por toda parte, sobre a terra rachada. Um cenário desolador.

O açude do Apanha-Peixe tem capacidade para armazenar mais de 23 milhões de m³ de água e o último ano em que havia secado foi 2002. O reservatório não recebe água há mais de dois anos, culminando com o esgotamento do açude.

Solo rachado agora é parte da paisagem. Mas este não é um problema restrito apenas ao açude do “Apanha-Peixe”. A maioria dos açudes e barragens da região estão com suas reservas se esgotando.

Pescadores e agricultores lamentam a situação. “É desesperador ver esse açude seco. Aqui, famílias vivem diretamente das riquezas oferecidas por este reservatório. Muitos vivem da pesca, da agricultura, da pecuária, entre outros meios de sobrevivência, que hoje estão apenas nas lembranças de cada um que mora em volta do açude”, lamentou o pescador Gentil Bezerra.

Moradores de mais de 25 comunidades, entre os municípios de Caraúbas, Felipe Guerra e Apodi sobrevivem das riquezas oferecidas pelo Açude do Apanha-Peixe. Os agricultores começaram o plantio de sorgo e trigo, situação que nenhum dos moradores gostaria de ver, mas, não tendo outra saída, deram início ao cultivo.

Do Jornal Gazeta do Oeste com informações do Icém Caraúbas / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).