terça-feira, 21 de outubro de 2014

FESTA DO BOI 2014: GALÊGO DE ELAÍDO SE DESTACA NACIONALMENTE COMO CRIADOR DA NOVA RAÇA DE OVINOS SOINGA


O criador patuense, Edvandro Moura, conhecido popularmente em Patu e na região como "Galêgo de Eládio", consegue classificar uma fêmea de apenas 11 meses e já com a primeira cria, em borrega Soinga como a Grande Campeã da raça, e com isso, ela também ganha a tatuagem de animal referência nacional para ser coberta por outros borregos e carneiros da raça e, dessa forma, se chegar a animais P.O. (Puro de Origem).

Não é de hoje que Galêgo de Elaído se destaca como criador com alta genética na raça, que agora passa a ser referência para quem quiser comprar animais que se enquadrem dentro do padrão racial exigido pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO) e o Ministério da Agricultura, cujos representantes estiveram na Festa do Boi com o intuito de homologar a raça, e um dos requisitos exigidos é que se forme um plantel a partir de animais tatuados com o símbolo CG4, o que representa um Soinga referência para reprodução dentro dos padrões da raça.

NOTA DO PATUNEWS: A raça de ovinos soinga vem ganhando destaque há alguns anos como animais de corte de excelente qualidade, mas só agora na festa do boi 2014, a raça foi finalmente homologada, ganhando status de raça oficialmente.
A solenidade de homologação ocorreu na festa do boi 2014 e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, de representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos, representantes do Ministério da Agricultura e outras autoridades e criadores do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil.
Galêgo de Elaído já é criador de destaque da raça soinga desde o início da formação da raça, agora oficializada, já tendo ganho vários prêmios na Festa do Boi e em exposições em vários estados, inclusive São Paulo.  
Matrizes concebidas nas fazendas Bo'água e Torado já foram exportadas para vários estados do Brasil, servindo de referência para a formação de plantel de vários criadores de grande porte pelo Brasil afora, inclusive nos estados do sul do país.
Para a homologação da raça Soinga foram escolhidos três animais que servirão de referência para a nova raça, sendo dois animais machos e uma fêmea, que foi a borrega de Galêgo de Elaído.
O Blog parabeniza o amigo "Galêgo de Elaído", que apesar das dificuldades características da nossa região, para a criação de animais e a própria agricultura, ele é persistente e vêm a cada dia se destacando como criador da raça soinga e com isso elevando o nome do município de Patu como referência na formação de uma raça excelente para o corte.

Via Blog PatuNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).