sábado, 11 de outubro de 2014

Ebola: Perguntas e respostas


Qual é o período de incubação da doença?

O ebola pode se manifestar em até 21 dias, sendo que o quinto dia de infecção é o mais provável para o aparecimento dos sintomas.

O vírus pode ser transmitido pelo ar ou pela água?

Não. A transmissão do ebola se dá apenas pelo contato com os fluidos ou o sangue do paciente infectado, ou ainda com superfícies que tenham sido contaminadas pelo suor, saliva, sêmen, urina, fezes ou vômito da pessoa.

Por que os exames no Brasil serão feitos em uma instituição do Pará?

O Instituto Evandro Chagas em Belém, no Pará, é referência no diagnóstico e tratamento de febres, malária, e doenças tropicais. Por esta razão, o procedimento adotado pelo Ministério da Saúde é encaminhar todo material coletado para o órgão.

Mesmo em caso de resultado negativo o exame será refeito?

Sim. De acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde, os exames precisam ser refeitos no intervalo de 48 horas e o descarte da hipótese de não infecção só é dado, então, três dias depois do resultado do último exame.

Que medidas serão tomadas pelo Ministério da Saúde para contenção de uma possível disseminação do vírus?

Todos os três contactantes imediatos que ofereceram atendimento médico ao primeiro paciente suspeito vão ter a temperatura medida nos próximos 21 dias, período em que a doença pode se manifestar. Os outros quatro contactantes que viviam na mesma residência do suspeito são considerados, pelo Ministério da Saúde, pessoas com baixo de risco de contrair a doença.

Em que estágio a doença pode ser transmitida?

Durante o período de incubação, não há transmissão do vírus. Por esta razão, pessoas que viajaram ou estiveram com o paciente suspeito no período anterior a 8 de outubro, dia em que foram relatadas os primeiros sintomas, não são considerados grupos de risco.

Que medidas estão sendo tomadas por parte do Governo Brasileiro no controle da entrada de viajantes que venham de países com epidemia da doença?

Apenas viajantes oriundos da Guiné, da Libéria e de Serra Leoa são monitorados de perto, já que apenas estes três países são considerados pela Organização Mundial da Saúde como locais epidêmicos. Segundo o Ministério da Saúde, o importante é associar o quadro clínico ao histórico do paciente.

Que preparação é necessária no atendimento a um paciente infectado?

As preocupações sanitárias são importantes, em especial, no manuseio do sangue do infectado. Nesse sentido, o atendimento ao infectado pode ser feito em hospitais de referência em cada estado brasileiro. Já a coleta do material para análise obrigatoriamente está sendo feito em um único local que, no Brasil, é o Instituto Evandro Chagas, laboratório de referência internacional.

Quais são os riscos de transmissão da doença?

Tendo em vista que o vírus só é passado de uma pessoa a outra por meio de contato com os fluidos, as chances de contaminação tomando todas as medidas sanitárias são muito pequenas. O Brasil é considerado local de baixo risco, já que o fluxo de pessoas entre as regiões da América do Sul e os países em epidemia é baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).