dirceu 08-10
A 48 horas das eleições, a Intertv Cabugi e o instituto de pesquisa Ibope adiaram a divulgação da pesquisa que seria anunciada no telejornal da noite desta sexta-feira, medindo a intenção de voto do eleitor potiguar para o governo do Estado. De acordo com o superintendente da Intertv Cabugi, Dirceu Simabucuru, a decisão pelo adiamento da divulgação se deu em comum acordo com o Ibope, que mediria a intenção de voto por mais um dia, objetivando um resultado mais fidedigno. Dessa forma, o instituto captaria também os reflexos do debate entre os candidatos realizado pela TV na quinta-feira. A Intertv divulgará hoje, no “RNTV 2ª Edição”, o resultado do levantamento.
“Não houve adiamento, porque a gente nem divulgou que seria ontem. Foi uma especulação toda, de que seria hoje. Mas, na verdade, a gente precisava ter um resultado mais fidedigno da intenção de votos. Então, conseguimos fazer a pesquisa até hoje, para saber a opinião dos eleitores. É muito provável que dessa forma consigamos um resultado mais fidedigno”, explicou Dirceu, em contato com O Jornal de Hoje.
O superintendente da Intertv Cabugi explicou ainda que a decisão de só publicar a pesquisa neste sábado, em vez de sexta, como anunciado na imprensa, também ocorreu em outras afiliadas à Rede Globo espalhadas pelo País. “Não foi só no Rio Grande do Norrte, mas na grande maioria dos Estados onde há segundo turno. Acredito que dez estados devem dar a pesquisa hoje, para dar com muito mais propriedade a intenção de votos dos eleitores”, disse.
No caso do Rio Grande do Norte, onde os candidatos Henrique Alves (PMDB), que é, inclusive, sócio da Intertv, e Robinson Faria (PSD), disputam o governo do Estado, o acirramento da campanha constatado nos últimos dias foi fundamental para a decisão de estender a pesquisa até hoje. Além disso, os efeitos do debate de anteontem ficariam de fora da captação do levantamento.
“Como a disputa está muito acirrada, era melhor ter mais tempo, segundo o Ibope, para, de fato, ter a inteção do eleitor para as eleições. Isso foi uma decisão não só do Ibope, como nossa, para termos um resultado mais fidedigno da eleição. Porque há muitos eleitores indecisos, esperando para decidir. E o próprio debate, como foi na quinta, não dava para pegar a opinião do eleitor a respeito do debate. Por isso vamos fazer hoje”, explicou Dirceu.
Via Blog Tangaraense