sábado, 20 de setembro de 2014

Quase metade da água que abastece Mossoró e região é desperdiçada

Volume de água desperdiçado chega a 47%Volume de água desperdiçado chega a 47%
Nem mesmo as informações dando conta do perigo iminente de colapso no abastecimento de água em Mossoró e região nos próximos meses parecem preocupar a população. Hoje, quase metade da água que abastece Mossoró e região é desperdiçada pela população.

Segundo o gerente regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Neilton Barreto, o desperdício de água no município e em cidades vizinhas já ultrapassou o limite aceitável, que é de 25%. Ainda segundo Barreto, esse número já chegou a ultrapassar a metade do volume d'água que abastece a região, chegando a 52%.

Os números, atualmente equivalentes a 47%, não são precisos, mas aproximados, tendo em vista que só recentemente equipamentos mais modernos estão sendo instalados pela Caern visando não só uma maior precisão na quantidade de água fornecida e desperdiçada, quanto no controle das contas ao consumidor, informa o gerente.

"Os chamados 'micromedidores', utilizados nas residências, têm sido substituídos pelos antigos e nos dão uma melhor informação quanto ao consumo da população, quanto às perdas e ainda faz justiça ao que é cobrado ao consumidor final. A partir daí a população fica mais atenta quanto a deixar torneiras pingando, pequenos vazamentos. Não é nem uma questão de conscientização, é que passa a mexer no bolso", informou Neilton.

Das cidades vizinhas que atualmente se encaixam dentro do limite aceitável de desperdício, que é de 25%, o gerente cita Areia Branca e Upanema, que, segundo ele, são cidades que não sofreram muitas alterações na sua estrutura de encanamentos nos últimos tempos, nem aumento populacional.

Sobre a possibilidade de racionamento no sistema de abastecimento de água em Mossoró, devido à falta de chuvas, Barreto alerta para os meses futuros: "No momento ainda não temos do que reclamar, mas estamos finalizando o terceiro ano de seca, então, se não chover no próximo ano, a situação certamente vai ficar muito complicada", finaliza.
Especialistas orientam sobre como economizar água
Os reservatórios de água no Estado estão, em sua maioria, com níveis críticos e poderão entrar em colapso até fevereiro do próximo ano, caso não chova em quantidade suficiente nos próximos meses. Para amenizar a situação, a população pode fazer sua parte economizando o máximo possível de água.


Atitudes simples podem ajudar a reduzir o consumo mensal do líquido, segundo orienta especialistas. Um pouquinho da água economizada a cada dia pode fazer uma grande diferença no volume do recurso natural utilizado no mês e na conta de água.

Especialistas orientam a reduzir o tempo do banho, escovar os dentes com a água do copo, não deixar a torneira aberta, não deixar a caixa d'água transbordar, não limpar a calçada com água e, claro, evitar o derramamento de água desnecessário.

A Caern alerta para o uso racional da água nas regiões do Estado. "Nessa situação extrema e adversa que é a seca, estamos orientando a população do interior para usar água com bastante cautela e priorizar o abastecimento humano", disse Joana.

Dicas para economizar água
1 - No banho: Não fique com o chuveiro aberto o tempo todo. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2 - Ao escovar os dentes: Enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
3 - Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isso significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
4 - Na caixa d'água: não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
5 - Na lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.
6 - Regar jardins e plantas: Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
7- Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.
8 - Na limpeza de quintal e calçadas, use vassoura: se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.
FONTE: O MOSSOROENSE / Via Blog RGNews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).