sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Número de analfabetos cai 5,55% no Rio Grande do Norte em 12 anos

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTWo7OxEBEq1avgRCY6Xxeh94EELCHPdh3nfId9mmPw9ttIGeTMpQ

O número de potiguares analfabetos caiu 5,55% em 12 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgados nesta quinta-feira (18) pelo IBGE. O índice mediu a quantidade de pessoas com 10 anos ou mais que ainda não foram alfabetizadas. A queda registrada no Rio Grande do Norte foi maior do que a registrada em todo o Brasil no mesmo período. O instituto comparou os dados coletados pela PNAD em 2011 e em 2013.

Já a taxa de escolarização das crianças entre quatro e cinco anos alcançou a quarta maior média do Nordeste, com 89,7% da população nessa faixa etária dentro de sala de aula. O índice é maior que a média nacional de escolarização nessas idades, que ficou em 81,2%. O Rio Grande do Norte também se destacou na medição da taxa de escolarização entre seis e 14 anos. No Brasil, o percentual ficou em 98,4% enquanto o estado alcançou a quarta maior média do Nordeste, com 98,7%.

De acordo com análise do IBGE, regionalmente, o Nordeste continua a ser a região com a maior taxa de analfabetismo entre os maiores de 15 anos, mas foi também o local onde ela mais caiu, de 17,4% em 2012 para 16,6% em 2013. De acordo com a PNAD mais da metade (53,6%) dos analfabetos do Brasil estão nos estados nordestinos.

Ainda segundo o instituto, apesar da redução do número de pessoas não-alfabetizadas no país, quando comparado a outros países da América do Sul, como Chile e Argentina, onde a taxa é inferior a 3%, o Brasil ainda tem um número significante de analfabetos.

Da Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).