quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Estudante da UERN cria aplicativo de celular para auxiliar deficientes visuais

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQSuyjRufnagnsW5h5LHEaFHkcCjwRsST4az-QTWOiIT6LG1S5jbw

Durante as últimas bancas para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), o projeto do formando Ailton Francisco de Luna e Silva, feito sob orientação dos professores Raul Benites Paradeda e Alberto Signoretti, ganhou destaque.

O estudante desenvolveu um projeto que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem do sistema Braille, sistema universal de leitura e escrita usado por deficientes visuais. Ailton Silva criou um aplicativo para dispositivos móveis Android, seguindo os padrões de desenvolvimento de acessibilidade para torná-lo o mais acessível possível.

O BrailleApp permite ao usuário escrever em Português obtendo a tradução para Braille, assim como, escrever em Braille e obter a tradução para Português. Além disso, é possível escrever e enviar como mensagem de texto para outro dispositivo móvel, e ainda oferece uma área com a lista de todos os sinais Brailles e alguns exercícios para o usuário praticar.

Para facilitar a acessibilidade, a ferramenta conta com um sistema de leitura de tela e de sinais, ou seja, a medida que o usuário escreve ou seleciona alguma opção, por comando de voz, a ferramenta informa o que foi selecionado.

O aplicativo pode ser baixado na loja oficial do Google, a Google Play através do endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ailtonluna.brailleappfree

Do Portal no Ar / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).