terça-feira, 12 de agosto de 2014

Especialista em Segurança alerta para situação de Umarizal como 'município mais violento do RN'

Foto: Panoramio

"Intitulado de município mais violento do RN, Umarizal recebe essa fama devido à elavada taxa de crimes violentos letais intencionais por grupo de 100 mil habitantes." Com essas palavras, o Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública, Ivenio Hermes, avalia a situação da violência homicida na cidade localizada na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte.

O estudioso chama a atenção para os 14 assassinatos já registrados em Umarizal dentro dos cerca de 1.100 crimes que já teriam sido registrados no estado potiguar. A referida marca teria sido atingida na noite da última quarta-feira (06), com a morte da dona-de-casa Renata Kézia da Silva, de 19 anos, no bairro Lalins.

"Com duas mortes dentro dessa categoria (CVLI) noa últimos dias, o município do Oeste Potiguar atingiu em 06 de agosto a taxa de 128.52 CVLI por grupo de 100 mil habitantes. Isto é cinco vezes maior que a média nacional que é de 25.3", destaca trecho da pesquisa publicada no último dia 09 no próprio site do especialista.

Segundo Hermes, considerando os seis homicídios que ocorreram em Umarizal no mesmo período de 2013 e os 14 referentes a 2014, obtem-se um aumento percentual de 133%; contra o total de homicídios no município em 2013 que foram sete.

'O exemplo que Umarizal nos traz ser inegavelmente de alerta! A partir de 2009 até os dias atuais o município sofreu mais. Seu pior ano foi em 2010, com 15 homicídios e 137,70 cvli por cem mil habitantes e esse cenário volta a se repetir em 2014", avalia o pesquisador, lembrando que Umarizal ocupa a 13ª posição no ranking dos 21 mais violentos, contudo, pela taxa referencial, fica em 1º colocado com 128,52 cvli por cem mil habitantes.

O estudioso também chama a atenção para o perfil das vítimas. Dos 14 homicídios, dois vitimaram mulheres e 12 homens; sendo cinco com idade entre 15 e 29 anos e nove acima de 29 anos de idade. Além disso, "as etnias atingidas foram quatro da branca para dez da negra e da parda", acrescenta a análise.

Do Jornal de Fato / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).