sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EM 15 MESES, EXPRESSO JUDICIÁRIO PRODUZIU QUASE 17 MIL SENTENÇAS NAS COMARCAS DO INTERIOR


O programa Expresso Judiciário ao longo de seus 15 meses de atuação alcançou a produção de 16.964 sentenças proferidas em 24 comarcas atendidas pela atuação jurisdicional emergencial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – uma média de 1.130 sentenças por mês. Este é apenas um dos números que comprovam a produtividade do Expresso Judiciário, que atua por meio de mutirões de magistrados e servidores nas comarcas que não contam com juiz titular e sofrem com o acúmulo de processos. Além disso, outros 14.263 processos foram arquivados no período, reduzindo o acervo dessas comarcas.

De acordo com balanço do Grupo de Atuação Jurisdicional Emergencial, o Expresso Judiciário resultou em 16.964 sentenças prolatadas, 11.826 decisões e 36.208 despachos proferidos. Os juízes que participaram dos mutirões concentrados realizaram ainda 7.231 audiências de conciliação ou de instrução e julgamento.

No total, 24 comarcas já foram atendidas pelo mutirão. Nessa segunda-feira (28), a comarca de São Tomé, no Agreste Potiguar, foi a 25ª comarca a receber o programa, oportunidade na qual mais de mil processos deverão ser movimentados. Outras dez comarcas permanecem em atuação com a presença do reforço de servidores e magistrados.

Atuação
Solução criativa para superar a carência de magistrados e servidores, o Expresso Judiciário traz mudanças positivas para o funcionamento da Secretaria da Vara. As secretarias judiciárias recebem um curso de gestão, voltado para aumentar a produtividade e acelerar a tramitação processual. É realizado a organização do método de trabalho, dividido pelas competências dos servidores. Assim busca-se a eficiência em todos os procedimentos.

Durante o Expresso, a secretaria realiza atos como certificação de prazos, aprazamento de audiências e juntada de documentos. Foram 101.913 atos processuais realizados nas comarcas citadas, auxiliando bastante na tramitação de feitos que estavam paralisados.

Pesquisa realizada pela Secretaria de Gestão Estratégica do TJRN mostrou que 98% o consideram de fundamental importância e 96% consideram que o trabalho melhorou após passagem do Expresso.

Via Site do Carinha da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).