quinta-feira, 17 de julho de 2014

Projeto de Lei de carnaval fora de época gera polêmica


O que é bom deve ser repetido ou, por ser especial, deve ficar restrito a um período do ano? Eis a questão que o prefeito do Rio Eduardo Paes terá pela frente. Caberá a ele sancionar ou não o Projeto de Lei que cria o Carna Rio, o carnaval fora de época, em julho. O projeto, aprovado em segunda votação na terça-feira (15) gera polêmica.

De acordo com o projeto, o Carna Rio seria realizado no último fim de semana de julho. Agremiações carnavalescas se apresentariam em dois dias (sábado e domingo) em locais no Centro da cidade e zonas Norte e Oeste. O autor do projeto, o vereador Marcelo Arar, diz que isso atrairia turistas e abriria mais empregos na cidade.

No entanto, não é o que pensam os comerciantes, que criticaram o projeto no perfil do vereador numa rede social. O mesmo acontece com a presidente da Associação de Blocos do Centro e da Zona Sul (Sebastiana), Rita Fernandes, que considera o projeto uma bobagem.

“Carnaval não se faz por decreto é uma manifestação espontânea. E é bom justamente porque acontece uma vez por ano e deixa a vontade de querer mais. Tudo o que é fora de época é ruim, como fruta, por exemplo. O carioca não tem uma vida cultural e musical riquíssima durante todo o ano, não precisa de um evento fora de época. Além do mais não se promove um carnaval por decreto. Isso é uma bobagem. Os vereadores deveriam estar preocupados com outros aspectos e necessidades da nossa cidade”, criticou Rita.

Mais do que isso, ela observa que as agremiações que realmente têm o carnaval como meta não teriam como colocar o bloco na rua duas vezes por ano. O que além de financeiramente inviável, ainda atrairia a antipatia dos moradores das regiões onde o evento ocorresse.

“Os blocos realmente carnavalescos não têm fôlego para se apresentar duas vezes por ano. Eles são geridos por pessoas que trabalham em outras profissões durante o ano, que não se dedicam só ao carnaval. Só quem faz do carnaval um negócio teria condições para isso. Também não seria viável operacionalmente. Os moradores ficariam desconfortáveis com mais esse transtorno em seu cotidiano. Carnaval fora de época é bom para cidade litorânea sem evento, que faz disso um meio para atrair turistas. Os cariocas não aderem a esses modismos. Nosso carnaval tem motivação legítima e acontece naturalmente. Não precisa de decreto”, enfatizou a presidente da Sebastiana.

Já o secretário Municipal de Turismo Antônio Pedro Figueira de Melo disse ser favorável à proposta do Carna Rio. "A gente acha muito bom. Agora temos que saber como vai ser, se vai ter planejamento, se vai ter pessoas interessadas em fazer isso acontecer e colocar em prática o carnaval fora de época no Rio", disse Antônio Pedro.

Ele destacou que vê “sempre com bons olhos as propostas de novos eventos na cidade" e enfatizou que o seu maior objetivo à frente da pasta era formar um calendário de turismo forte no Rio. E ponderou: "Tenho certeza absoluta que não será um evento tão grande quanto o carnaval, até porque o nosso carnaval é único. É importante a gente saber que o grande momento do nosso carnaval é naquele período volátil entre fevereiro e março", disse.

Do G1 
/ Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).