segunda-feira, 7 de julho de 2014

População acuada pela violência instalada na cidade de Umarizal


Do O Mossoroense

Uma cidade tomada pelo medo. Este é o retrato dos moradores da cidade de Umarizal, que convive diariamente com assaltos à mão armada, furtos, arrastões em residências e homicídios. Esse último o mais preocupante de todos, que somente este ano já foram 11 assassinatos, registrados pelas políciais militar e civil.

A cidade de Umarizal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), têm uma população de10.659 habitantes, em uma área de 213.584 quilômetros quadrados, considerado um município pequeno, em se comparando com outras unidades da federação potiguar. Porém quando se associa ao quesito violência, se transforma em um dos locais mais violentos do RN e do Nordeste.

A constatação foi feita mediante dados do Mapa da Violência 2014, divulgado na última semana. Para se ter uma ideia da violência assustadora umarizalense, dos 11 homicídios ocorridos esse ano, cinco vítimas foram executadas dentro de casa, depois que tiveram a residência invadida pelos assassinos.

São crimes que até o momento não foram elucidados pela Polícia Civil, devido, dentre outros motivos, a falta de testemunhas, onde pessoas não se arriscam a fornecer nenhum tipo de informação aos investigadores, temendo alguma represália por parte dos assassinos.

"Umarizal é uma cidade refém do medo. Aqui até os próprios familiares das vítimas se negam a contribuir com as investigações, temendo que algo possa inflamar ainda mais a situação e outras mortes venham a acontecer", disse o investigador da Polícia Civil local.

Para o investigador, uma das mortes misteriosas que está sendo apurada na DP da cidade é a do jovem Ítalo Vinícius, o "Mosquito", 20, assassinado a tiros, dentro de sua residência, na rua Rio Umari. O crime aconteceu no dia 12 de junho, quando a vítima teve a casa invadida por dois elementos, que já entraram atirando.
"'Mosquito' estava deitado na cama brincando com a filha quando dois elementos que andavam numa motocicleta, usando capacetes, entraram na casa já de arma em punho e atiraram nele. Um dos elementos segurou a criança para que os tiros não a acertassem", destacou.

A "lei do silêncio" dificulta as investigações e contribui para que os crimes continuem impunes. Ainda de acordo com a Polícia Civil, qualquer tipo de denúncia para identificar criminosos pode ser feita anônima.

Assaltos à mão armada desafiam a polícia e assustam população umarizalense

"Eu estava sentado na calçada de casa conversando com algumas pessoas, quando de repente surgiu um elemento de arma na mão, ordenando que ninguém se levantasse ou fizesse algum tipo de movimento para não correr o risco de morrer, pois o sujeito estava cometendo um assalto. O comparsa do assaltante, que havia ficado na moto, desceu e passou a recolher os objetos das pessoas que estavam na calçada. Levaram celulares, um cordão de ouro e pequenas quantias em dinheiro. Foi um arrastão em plena sete horas da noite. Isso ninguém nunca tinha visto antes".

O depoimento de uma comerciante, assaltada na calçada de sua residência, mostra a fragilidade da segurança pública e a ousadia dos criminosos que, sem temer a forças policiais, assaltam com a maior tranquilidade.

O aposentado Manoel Nunes da Silva, 65, se mudou para a zona rural de Caraúbas, depois de ter sido assaltado duas vezes. Ele conta que em um dos assaltos, o bandido chegou a agredi-lo com uma coronhada, porque o dinheiro que tinha no bolso era apenas R$ 20,00.

"Ser assaltado duas vezes em minha cidade natal, sendo que depois de velho cheguei a apanhar e ser chamado de vagabundo, pesou muito na minha decisão de me mudar para outro município. É muito triste", concluiu o aposentado.

Dupla toma de assalto motocicleta pertencente ao Ministério Público de Umarizal

A ousadia dos bandidos que atuam nas imediações do município de Umarizal, não tem economizado nem as esferas judiciais. Na manhã da última quarta-feira, dois elementos armados de revólveres tomaram de assalto uma motocicleta pertencente ao Ministério Público Estadual de Umarizal.

A informação do assalto foi confirmada pela Polícia Militar, que informou também, por volta das 7h50, o funcionário do MP seguia sentido a cidade de Olho D'água do Borges, quando foi interceptado por dois elementos em outra moto, que além de tomarem o veículo, ainda roubaram pertences do servidor que foi obrigado a entrar no mato até que os assaltantes fugissem.

A moto Honda Bros, de cor vermelha e placa OKB-8247, pertencente ao MP, foi encontrada abandonada horas depois, em uma estrada carroçável, entre os sítios Cajazeiras e Traíras. O prejuízo ficou por conta de que a maleta contendo as intimações que seriam distribuídas na zona rural foi extraviada pelos assaltantes.

Segundo a PM, provavelmente os criminosos teriam abandonado a motocicleta, após terem percebido que o veículo pertencia ao MP, fato que teria deixado os criminosos com medo.

Do O Mossoroense 
/ Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).