quarta-feira, 2 de julho de 2014

João Dias é a sétima cidade a ter o abastecimento normalizado

Foto: Tribuna do Norte

A cidade de João Dias está com seu abastecimento normalizado em função do acúmulo de água gerado pelas chuvas deste ano. Os dois poços interligados responsáveis pelo abastecimento da cidade estão operando dentro da normalidade. Desde o início do ano, João Dias é o sétimo sistema de abastecimento no Estado que sai do colapso e volta a ser operado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Em razão da falta de chuvas, houve a exaustão da água captada pelos poços que abasteciam a cidade. Foi necessário a Caern fazer o abastecimento com carros-pipa por mais de dois anos por causa da estiagem. De acordo com o gerente da Regional Pau dos Ferros, Djalma Neres, as chuvas que ocorreram no município, particularmente no mês de maio, foram preponderantes para a retomada do abastecimento.

O gerente destaca que apesar da boa notícia da retomada do abastecimento, é importante a população estar consciente sobre o uso racional da água. A economia que se faz hoje garante mais água no futuro, daí a necessidade de evitar o desperdício. “A previsão para a cidade de João Dias é de que a água acumulada seja suficiente para abastecer a população até o final do ano”, comenta Neres.

DISTRIBUIÇÃO

Para contribuir operacionalmente com a economia de água, a Caern está instalando e substituindo 300 hidrômetros em João Dias para garantir a distribuição igualitária e a cobrança justa. Os medidores são importantes porque favorecem o acompanhamento do consumo gerando o maior controle por parte dos usuários. Está provado que a instalação de hidrômetros interfere diretamente na redução do consumo tanto pelo acompanhamento de quanto está sendo gasto, como pela cobrança.

A Caern é responsável pelo abastecimento apenas da zona urbana dos municípios e em situações de colapso a cobrança pelo fornecimento de água é suspensa. Com a retomada do abastecimento de água pela Caern, a cobrança volta a ser feita.

COLAPSO

As cidades já com serviço normalizado pela Caern este ano são: Jucurutu, Ipueira, São José do Seridó, Equador, Francisco Dantas, Luís Gomes e João Dias. A empresa vem trabalhando para restabelecer o abastecimento nas cidades de São Francisco do Oeste, Pilões e Venha Ver. Mantém-se, ainda, o colapso nos municípios de Paraná, Antônio Martins e Carnaúbas dos Dantas.

Fonte: Jornal de Fato / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).