sexta-feira, 25 de julho de 2014

Caicó recebe Centro Integrado de Comando e Controle Móvel durante Festa de Sant'Ana

Até o próximo domingo está sendo realizada, em Caicó, a Festa de Santana, tradicional celebração religiosa do Seridó que reúne milhares de pessoas na região do Seridó. E para garantir mais segurança aos participantes das festividades, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) enviou para o município o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM). O Centro de Comando é um dos legados da Copa do Mundo para a área de segurança pública potiguar. Ele é um equipamento composto por dois caminhões: um para controle do sistema de comunicação e outro para o sistema de monitoramento.

O primeiro veículo, de monitoramento, serve como base de observação dos policiais que estarão atuando durante os eventos sociais. Ele é composto por 16 câmeras, sendo 12 destas fixas, com zoom frontal de alcance de até 600 metros. Outras duas câmeras tem sensibilidade térmica, ou seja, conseguem identificar pessoas pelo calor do corpo. Isso é importante no caso de busca de suspeitos que possam, por exemplo, estar escondidos em algum local não iluminado, como um matagal. Já as outras duas restantes são câmeras speed dome. Elas têm capacidade de giro horizontal de 360º e de 180º de giro vertical, além de um zoom ótico de 60 vezes, com alcance de até dois quilômetros de distância.

O segundo caminhão é responsável pelo controle do sistema de comunicação. Ele consegue se integrar ao sistema de atendimento e despacho da cidade, o telefone 190. Isso quer dizer que, durante o período em que estiver atuando na cidade, irá receber e filtrar todas as chamadas feitas para a Polícia Militar. Funciona como uma base operacional, com 16 computadores, internet e telefones. Possui sistema de controle dos rádios e câmeras da estação de observação, além de um gerador com autonomia de operação de 12 horas. Foram investidos cerca de R$ 5 milhões para aquisição do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.

A atuação do CICCM vai fortalecer a garantia da ordem pública, funcionará como um sistema preventivo, orientando o despacho das patrulhas e dando mais agilidade no atendimento das chamadas.

Para operação de todo o Centro Móvel são utilizados 22 homens, distribuídos entre a área técnica (transporte, segurança e abastecimento) e a operacional propriamente dita. Está confirmada para a sexta-feira (25) a presença do secretário Eliéser Girão Monteiro ao município para acompanhar as ações de Segurança durante a Festa de Sant’Ana.

OUTROS EQUIPAMENTOS

Somando-se ao CICCM, a segurança pública em Caicó ainda está recebendo a Delegacia Móvel, da Polícia Civil. Trata-se de um ônibus climatizado, com sistema interno e externo de câmeras de monitoramento, sistema de elevação para cadeirantes (acessibilidade), além de um gerador de 30kva para alimentar servidor, computadores, central de telefonia e o sistema de monitoramento. O interior da delegacia móvel conta com um gabinete para autoridades, três espaços para atendimento, dois espaços para cartório, um ambiente de contenção (cela), alojamento para os policiais, banheiro e copa.

Para o reforço no patrulhamento e atendimento de ocorrências, motocicletas BMW 650cc e viaturas modelo Renault Duster, ambos recém-adquiridos pelo Governo do Estado, também atenderão na Festa de Sant’Ana. Complementando a estrutura da segurança pública, a Rede de Rádios Digital, um sistema montado junto ao CICCM, a qual possui um servidor digital para dar suporte à rede de rádios das polícias Civil e Militar. Por ser de banda digital, a frequência deste sistema é fechada, impedindo que seja ‘copiada’ por outros operadores fora da polícia, garantindo o sigilo do tráfego das informações.

“O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo, e não a sociedade.” – Dalai Lamah

FOTOS


Por Geraldo Miranda – Assessor de Imprensa - SESED / Via Blog do Sargento Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).