quinta-feira, 10 de abril de 2014

RN terá novas linhas de transmissão de energia

O Rio Grande do Norte será beneficiado com quatro novas linhas de transmissão para garantir o escoamento de toda a energia produzida no estado. Leiloadas pelo Governo Federal no próximo dia 9 de maio, as linhas iniciadas em Quixadá (CE) seguem até João Câmara passando por Assú e Ceará-Mirim, com extensão total de 492 km em quatro lotes, sendo três de 500KV e um de 230 KV.

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a implantação dessas linhas e a interligação aos demais trechos em 500 KV - que já se encontram em construção no estado - permitirão ao RN uma posição confortável nos próximos leilões de energia eólica.

O trabalho do Governo do Estado, junto ao Ministério de Minas e Energia, tem sido para assegurar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de energia renovável, com a ampliação da capacidade de escoamento de projetos eólicos a médio e longo prazo, e permitir ao RN uma melhor infraestrutura em linhas de transmissão.

"O trabalho de atração de indústrias para o estado que o Governo vem fazendo está atrelado a essa oferta de infra-estrutura", disse a Governadora Rosalba Ciarlini, lembrando que no último dia 2 foi entregue a licença de operação de uma fábrica de torres de eólicas em Areia Branca para os representantes da empresa espanhola Acciona Widpower.

O cronograma do edital prevê para o dia 17 de junho a homologação da empresa vencedora e em até 45 dias a partir desta data a assinatura do contrato de concessão. O prazo previsto para funcionamento das linhas é de 36 meses a partir da assinatura do contrato.

Com investimentos privados da ordem de R$12 bilhões, o Rio Grande do Norte é hoje o estado com maior potencial eólico do país e possui mais de 300 MW de capacidade instalada contratada e há, ainda, capacidade para mais que o dobro desse número.

Via Blog Icém Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).