domingo, 6 de abril de 2014

Navio chinês em busca por avião desaparecido teria 'captado sinal'


Um navio chinês que está em busca da caixa-preta do avião da Malaysia Airlines, desaparecido há quase um mês, diz ter captado um sinal, informou a agência de notícias chinesa Xinhua.

Segundo a agência, o sinal tem a frequência de 37,5khz, o mesmo que é geralmente emitido por caixas-pretas.

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Avião da Malaysia Airlines com 239 ocupantes desaparece192 fotos

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5.abr.2014 - Localizador da marinha australiana instalado em um navio chinês captou um sinal na mesma frequência do emitido pela caixa-preta de um avião, neste sábado (5), no sul do Oceano Índico, informou a agência de notícias chinesa Xinhua. A suspeita é de que o sinal seja do voo MH370 da Malaysia Airlines, desaparecido desde o dia 8 de março Australian Defence Force/Reuters
No entanto, ainda não há evidências de que o sinal esteja ligado ao voo MH370, reiterou a Xinhua. 
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O drama dos familiares dos ocupantes do voo MH37074 fotos

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25.mar.2014 - Familiar de passageiro do voo MH370 chora durante protesto em frente à Embaixada da Malásia em Pequim, na China. Parentes das vítimas exigem mais respostas sobre o acidente aéreo que causou a morte de 239 pessoas Leia mais Kim Kyung-Hoon/Reuters
O Haixun 01, um dos dois navios chineses envolvidos nas buscas, detectou o sinal em torno de 25 graus de latitude sul e 101 graus de longitude leste.
Segundo o jornal chinês Liberation Daily, três pessoas a bordo teriam ouvido o sinal mas não o gravaram, porque ele teria "vindo repentinamente".
O analista de assuntos internacionais da BBC Nick Childs afirma que apesar de animadora, a notícia deve ser tratada com cautela.
"Nas últimas semanas recebemos pistas que a princípio pareciam muito promissoras, mas que acabaram dando em nada". Para Childs, o elemento significativo é a frequência do sinal detectado, que equivale aos "pings" (sinais de dados) emitidos por caixas-pretas.
"Mas, por enquanto, sabemos muito pouco sobre a natureza deste primeiro contato", diz Childs.
Alta tecnologia

Desde a sexta-feira, equipes de buscas vêm usando equipamento de alta tecnologia para tentar achar a caixa-preta do avião. 

Dois navios munidos com tecnologia especial de localização, um americano e outro australiano, vasculham uma rota submarina de 240 quilômetros. Além disso, outros 14 aviões e nove navios participam do esforço.
O voo MH370 está sumido desde o dia 8 de março. Ele fazia a rota de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, com 239 pessoas a bordo.

ENTENDA COMO FUNCIONAM AS CAIXAS-PRETAS DOS AVIÕES

Tudo indica que o avião caiu no sul do Oceano Índico, mas até agora nenhum destroço foi achado. 
As buscas estão sendo coordenadas a partir da cidade de Perth, na Austrália.
Os navios Ocean Shield, da Austrália, e HMS Echo, dos Estados Unidos, estão usando tecnologias especiais parecidas. A embarcação australiana leva um "towed pinger locator", dispositivo que é rebocado em baixa velocidade pelo navio, fornecido pela Marinha americana.

A tecnologia equipada nos dois navios tenta ler pings que estão sendo emitidos no mar.
As equipes de buscas têm pouco tempo para usar esta técnica, porque as baterias das caixas-pretas costumam durar apenas cerca de 30 dias.

Com as baterias expiradas, perde-se a chance de se tirar proveito da emissão dos pings para achar o avião.

Ainda neste sábado, a Malásia anunciou ter criado três comitês ministeriais para ajudar a coordenar as buscas pelo avião. Uma nova equipe de investigações vai incluir membros da Austrália, China, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França.
BBC Brasil / Via Blog do Berguinho

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