terça-feira, 8 de abril de 2014

Início de semana com muita chuva em todo o Rio Grande do Norte


As chuvas registradas no final de semana em todas as regiões do Rio Grande do Norte tiveram sequência nesta segunda-feira, 7, e deverá se manter por toda a semana. As maiores intensidades ocorreram na região do Alto Oeste, segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grade do Norte (EMPARN).

Em Marcelino Vieira, foi registrada chuva de 115mm, o suficiente para aumentar o volume de pequenos reservatórios da cidade. Na região Central, a maior chuva foi registrada em Ouro Branco, onde choveu 81mm. No Agreste potiguar, a maior chuva ocorreu em Lajes Pintada, com 8,4mm. Na região Leste a maior chuva se deu em Natal, com 28,5mm.

Ainda de acordo com o setor de meteorologia da Emparn, a semana deverá ser de mais chuva em todas as regiões do RN. Tanto na capital como no interior há a previsão de chuvas durante toda a semana, mas em intensidade normal.

De acordo com o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, haverá chuvas normais durante a semana, concentrando-se no período da madrugada e início da manhã no litoral potiguar, enquanto o interior terá a maior parte das precipitações entre o fim da tarde e a noite.

De acordo com o site Climatempo, a previsão é de chuvas concentradas em todo o Estado, com tendência de céu com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia.

Há previsão de chuvas também para Mossoró, ao longo da semana. Para esta terça-feira, 8, a expectativa é de chuvas durante todo o dia. Na quarta, 9, inclusive, há previsão de chuvas no fim da tarde e noite, com incidência de trovoadas. Em Caicó, a previsão é semelhante a Mossoró, com a temperatura nas duas cidades variando entre 35ºC e 24ºC.

Reservatórios devem melhorar o volume de água

As chuvas que ocorreram no final de semana serviram para melhorar o nível de alguns reservatórios que estavam com baixo volume de armazenamento de água. De acordo com a última medição feita pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), realizada nesta segunda-feira, 7, alguns reservatórios apresentam evolução.

Em Pau dos Ferros até esta segunda-feira, o nível da barragem era de 5,64%. No entanto, o chefe dessa Unidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), engenheiro Fausto Magalhães, disse que nesta terça-feira, 8, será feita uma nova medição. “Choveu muito na região no final de semana e também nesta segunda-feira, por isso vamos realizar uma nova medição nesta terça-feira”, esclarece.

Em Caicó, o açude Itans, maior reservatório do Seridó, registrou um aumento de 29cm somente no fim de semana. As chuvas registradas em vários municípios desaguam diretamente no reservatório.

Segundo dados fornecidos pelo Dnocs, o volume atual do Itans é de 8.950.00 metros cúbicos, o que corresponde a 11,41% de sua capacidade. A barragem Armando Ribeiro, maior reservatório de água doce do Estado, também deverá aumentar o volume. Até esta segunda-feira, o reservatório estava com 36,71% de sua capacidade. Santa Cruz, em Apodi, está com 47,48% de seu volume total.

Do De Fato.com / Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).