terça-feira, 1 de abril de 2014

Estudantes brasileiros estão entre os últimos do mundo em raciocínio


Os adolescentes de vários países asiáticos, que já são os melhores em outras disciplinas, também são os campeões em resolver problemas concretos, segundo um estudo revelado nesta terça-feira pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos). Já os brasileiros, não estão muito bem nesse quesito.
A OCDE avaliou a capacidade dos jovens de 15 anos para resolver problemas levantados na vida cotidiana, em uma nova pesquisa de seu informe PISA: por exemplo, marcar o lugar dos convidados em uma mesa de forma que alguns coincidam e outros não, otimizar a utilização de um leitor MP3 ou comprar em uma máquina distribuidora passagens de trem ao melhor preço.
A parte principal desta pesquisa, sobre conhecimentos em matemática, leitura e ciências e que havia sido publicada em dezembro, já havia revelado como melhores os países da Ásia.
Dos 44 países ou economias que integram a OCDE, os melhores alunos para a resolução de problemas são os de Cingapura, Coreia do Sul, Japão, Macau, Hong Kong e Xangai.
Estes países ou territórios conseguem notas neste aspecto de 562 a 536 pontos, contra 500 pontos em média para os países da Organização.
O resultado do PISA mostra, por outro lado, que apenas 2% dos estudantes brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos, atingindo 428 pontos — entre os estrangeiros, o percentual de acerto foi de 11%.
Leitura
Na Austrália, Brasil, Itália, Japão, Coreia do Sul, Macau, Sérvia, Inglaterra e Estados Unidos, os alunos são melhores, em média, na resolução de problemas que os jovens que têm bons resultados em matemática, leitura e ciências.
Os adolescentes de Brasil, Irlanda, Coreia do Sul e Estados Unidos obtêm os melhores resultados na resolução dos problemas chamados interativos.
AFP / Via Blog de Novanês Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).