segunda-feira, 14 de abril de 2014

Catador de latinhas aprende a ler e escrever aos 78 anos


Não é a toa que Gumercino Sabino é um homem de poucas palavras. Aos 78 anos, o tímido catador de latinhas de Vila Velha, no Espírito Santo, ainda não tinha aprendido a ler e escrever. Incentivado pela vontade de ler a bíblia sem precisar de ajuda, ele se matriculou em um projeto de alfabetização da prefeitura do município e já se tornou o 'xodó' da turma. Prestes a completar um mês de aula, o aprendiz já conhece as letras do alfabeto e se arrisca a soletrar algumas palavras. O que Gumercino não sabe é que, mesmo analfabeto, ele já escreve uma bela história.

Gumercino nasceu em São Gabriel da Palha, no Noroeste do estado, e foi para a Grande Vitória na década de 60. Na época, ele já tinha 11 filhos, que criou sozinho após a morte da esposa. Já na terceira idade, o trabalhador lamentava não ter tido a oportunidade de estudar. Agora, aposentado, ele incrementa a renda familiar catando latinhas.

O tempo livre, que gasta com atividades como ir à igreja, deu um empurrãozinho à ideia de frequentar a escola. "Eu ia para a igreja, ouvia o pastor falar e não entendia muito bem. É bom aprender, é bom ler uma bíblia e um jornal sem outra pessoa", disse. Sem perder mais tempo, ele se matriculou no projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Prefeitura de Vila Velha, e frequenta as aulas na Unidade de Ensino Fundamental (Umef) Deputado Mikeil Chequer, em Boa Vista II.

Segundo a professora Jucilene Barreira , a dedicação e o empenho do aluno tornam a missão mais fácil. "É um aluno muito interessado, muito querido. Frequenta as aulas, não falta, está sempre de bom humor. Isso ajuda muito no aprendizado", disse. Mas, para Gumercino, a tarefa de ser alfabetizado ainda encontra pequenos obstáculos. Com bom humor, ele resume o que já aprendeu: "As letras eu já conheço, o difícil é juntar", conta, com uma risada tímida.

O projeto

A redução do analfabetismo é um projeto prioritário da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação de Vila Velha. Como Gumercino, os moradores do município que ainda não tiveram a oportunidade de estudar terão essa nova chance através do Projeto Brasil Alfabetizado (PBALFA).

Para o coordenador da EJA, Emerson Giostri, esse programa mostra que a educação não é restrita a 'faixas etárias', mas a uma educação que se faz ao longo da vida. As inscrições podem ser feitas com os líderes comunitários, ou na Secretaria de Educação no setor Educação de Jovens e Adultos.

Do G1 / Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).