quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Governadora Rosalba e Presidenta Dilma inauguram Arena das Dunas

Gidel de Morais 

A Arena das Dunas foi inaugurada na noite desta quarta-feira (22). O evento contou com as presenças da Governadora Rosalba Ciarlini e da presidenta Dilma Rousseff, que deram o pontapé inicial na “Brazuca”, nome oficial da bola da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O evento contou com a participação de deputados estaduais, federais do Rio Grande do Norte, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, membros da Prefeitura do Natal, o jogador Marinho Chagas, eleito o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, além dos ex-jogadores e membros do Comitê Organizador Local, Bebeto e Cafu.

Antes da solenidade de inauguração, o grupo prestigiou a exposição Copa RN, no hall de entrada do estádio, cujas obras foram elaboradas por artistas plásticos potiguares ainda no canteiro de obras da Arena das Dunas com o tema do Mundial 2014 em Natal. Ao visualizar o centro do campo do camarote oficial, a presidenta Dilma disse que a Arena das Dunas é “belíssima”. Em seguida, visitou as instalações do equipamento esportivo e fez o desenlace da fita inaugural do estádio.

No centro de campo, Dilma Rousseff recebeu a “Brazuca” das mãos dos operários Antonio Viana da Silva e Ari Nunes e deu, junto com a governadora Rosalba Ciarlini, o pontapé inicial. Também participou da inauguração um grupo de trabalhadores que participou das obras do estádio que duraram 29 meses.

Em entrevista à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff elogiou a Arena das Dunas e ressaltou a importância do estádio para o desenvolvimento da economia potiguar e para o turismo do Estado. “Fiquei encantada com a beleza deste estádio, com o fato de que ele saiu 3% a menos do que preço orçado, por ser ambientalmente sustentável e por ter empregado cerca de 4 mil trabalhadores, entre eles, apenados. Esse estádio é tão bonito quanto Natal e vai contribuir também para aumentar o imenso potencial turístico que essa cidade possui. Quero dizer ainda que, além de todo o legado que teremos em termos de mobilidade e de drenagem, também vamos deixar também um estádio como esse, onde podemos, com orgulho, ter convenções, exposições e grandes reuniões e receber brasileiros e turistas estrangeiros”, enfatizou.

Para a Governadora Rosalba Ciarlini, o momento de inauguração da Arena das Dunas marca a realização de um compromisso assumido com o povo potiguar em 2011. “Assumimos o Estado quando o sonho de participar da Copa já estava perdido. Lutamos pela construção da Arena e vê-la pronta, com toda essa beleza, é muito emocionante”.

A paixão do brasileiro pelo futebol e a importância dos jogos que serão sediados em Natal também foram destacados pela Dilma Rousseff. “Esse é o país do futebol. Nós nunca deixamos de ir a nenhuma Copa, sempre tivemos em relação às Copas uma relação muito forte, somos um país apaixonado. Eu tenho certeza que o povo brasileiro vai demonstrar essa paixão com uma imensa capacidade de receber os seus visitantes. Aqui, seleções de oito países vão jogar, sendo dois campeões mundiais. Somos um país que temos muito o que apresentar, não só em termos de desenvolvimento, de distribuição de renda, de melhoria da vida do nosso povo, mas também temos grandes craques. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto e dos novos craques, como o Neymar. Temos dois treinadores campeões, o Felipão e o Parreira, então, tenho certeza que faremos a Copa das Copas”, finalizou.

Após participar de dois anos e dois meses de obra, o servente de pedreiro Ari Nunes foi um dos operários que entregou a “Brazuca” nas mãos da presidenta durante a inauguração realizada hoje. “Esperei muito para estar aqui fazendo parte de um momento como este. Isso para mim não tem dinheiro no mundo que pague. O suor que a gente derramou foi com muito amor e dedicação e hoje eu represento a todos os meus colegas que também colocaram a mão no concreto e na massa para construir essa Arena das Dunas”, disse Ari Nunes.

SOBRE A ARENA DAS DUNAS

Trabalharam na Arena das Dunas cerca de 4,5 mil operários responsáveis pela estrutura de 42 mil lugares, sendo 32 mil para o pós-Copa, 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, e 29 bares/restaurantes.

Além disso, a Arena das Dunas terá ambulatórios, academias de ginástica, praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, mais de 2 mil vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula o movimento das dunas potiguares.

Toda a estrutura será mostrada para mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial. 

Fotos: Ivanízio Ramos e Elisa Elsie
 
 
 
 



Via Blog Icém Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).