quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Estoques de sangue estão abaixo da média no RN

Reserva no banco de sangue da Hemonorte está com número inferior a média anual e precisa de doações.


O mês de janeiro é um dos mais preocupantes quando o assunto é a doação voluntária de sangue. É no primeiro mês do ano que os estoques de sangue ficam reduzidos e que os pacientes mais precisam por causa dos acidentes provocados em festas de veraneio. 

Além disso, os doadores voluntários viajam de férias e as bolsas de sangue diminuem, provocando um verdadeiro colapso no Hemonorte que atualmente precisa de bolsas de sangue de todos os tipos. 

De acordo com os dados do Hemonorte, as doações de reposição superam as doações espontâneas, ou seja, as pessoas ainda têm o hábito de doar sangue apenas quando algum amigo ou parente necessita. 

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Basta chegar à unidade do Hemonorte - que em Natal fica no Tirol - apresentar um documento com foto e, após um teste de sangue e uma breve entrevista, fazer a doação. 

A quantidade de sangue coletado é reposta imediatamente pelo organismo do doador, e pode salvar a vida do paciente que irá receber a doação.

Marília Rocha, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).