sábado, 30 de novembro de 2013

NATAL: Soldado da PM morre em confronto com colegas após reagir a abordagem

O soldado ERIVAN FÉLIX DE LIMA morreu, na madrugada deste sábado (30), após se envolver em um confronto com outros policiais militares, no Alto da Torre, na zona Norte de Natal. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, ele teria reagido a uma abordagem.

“Ontem à noite, houve uma fuga no presídio da zona Norte e, vários policiais estavam em diligências naquela região. Uma viatura do próprio 4º Batalhão e outra do BOPE, que dava apoio, passaram em rua e avistaram o carro parado, o que levantou a suspeita. Ao se aproximar o soldado e outro homem civil não se identificaram e teriam reagido a abordagem”, informa o coronel Araújo.

Com isso, os policiais acabaram atirando e o soldado Erivan foi atingido no ombro, não resistindo ao ferimento e morrendo. Ainda de acordo com o coronel Araújo Silva, o soldado estava de posse de duas pistolas e um homem que estava com ele no carro portava um revólver, por isso, foi preso e conduzido para delegacia.

O comandante geral da Polícia Militar informou ainda que o soldado Erivan já tinha dois processos disciplinares em andamento dentro da própria corporação. O policial, inclusive, tinha sido preso por extorsão, formação de quadrilha e falsidade ideológica, em dezembro de 2011.

 A advogada Kátia Nunes, que defendia o soldado Erivan, lamentou a morte dele e classificou a ocorrência como uma fatalidade. "Não sabemos o dia em que vamos e a forma que vamos. Conheço a família do soldado Erivan, porque ele era meu cliente há vários anos e tinha muito carinho por ele. Estou muito triste e peço que Deus conforte a família dele", comentou.
 
Fonte: Portal Bo / Via Blog Sentinelas do Apodi

Caixa eletrônico do BB da UERN em Mossoró foi arrombado na madrugada de hoje


Um grupo invadiu o Campus Central da Universidade do Estado em Mossoró, durante a madrugada de hoje, rendeu todos os seguranças que estavam de plantão e levou todo o dinheiro de um dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, existente dentro do estabelecimento. O caixa havia sido abastecido com 120 mil reais, valor que segundo informações foi levado pelos bandidos.

 Todos os seguranças foram algemados e trancados dentro de uma sala de aula e só foram liberados por volta de 4 horas da manhã.

 Os seguranças não tiveram condições de identificar ninguém do grupo nem quantos eram.
 
Até o momento ninguém foi detido. 
 
O Câmera / Via Blog Sentinelas do Apodi

Objeto não identificado cai do céu no município de Caraúbas

 
Um objeto não identificado caiu do céu assustou os moradores da comunidade do 101, na zona rural de Caraúbas/RN. De acordo com a Polícia Militar da cidade, o fato aconteceu no dia de ontem (29). Um agricultor teria ligado para a guarnição relatando que um equipamento estranho havia caído do céu naquela comunidade. Por medo de ser radioativo, o solicitante preferiu chamar a polícia. Depois de uma breve análise, policiais conseguiram recolher o corpo estranho e levá-lo para a 3ª CIA de Polícia Militar de Caraúbas – RN. O equipamento tem mais ou menos 30 centímetros e algumas anteninhas. É revestido por uma material de isopor protetor. O repórter do site Icém Caraúbas pesquisou na internet referências ao nome " Lockheed Martin LMS6 Radiosonde Marion, Ma 02738 USA Made With Pride in Mexico", registrado no aparelho, e descobriu que trata-se de uma radiossonda que é um conjunto de equipamentos e sensores transportado por balões meteorológicos, os quais medem vários parâmetros atmosféricos e os transmitem a um aparelho receptor fixo. As radiossondas operam nas freqüências de rádio de 403 MHz ou 1680 MHz e ambas as freqüências podem ser ajustadas ligeiramente para mais ou para menos caso seja necessário. Um outro tipo de radiossonda, a rawinsonde, serve também para medir a velocidade e a direção do vento. Em relação ao nome Lockheed Martin, o repórter do Icém Caraúbas pesquisou e descobriu que é uma empresa fabricante de produtos aeroespaciais criada em 1995, resultante da fusão da Lockheed Corporation e da Martin Marietta. Está sediada em Bethesda, Maryland, uma comunidade no Condado de Montgomery. É a maior produtora de produtos militares do mundo. 95% de seu orçamento anual provém de contratos de compra realizados com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, outras agências governamentais americanas e clientes estrangeiros.O equipamento se encontra no 3ª CIA de Polícia Militar de Caraúbas e até o momento não se sabe a procedência da radiossondas, só que nestes dias a aeronáutica, ou o exército esteve sobrevoando este setor do município de Caraúbas.


Icém Caraúbas / Via Blog Sentinelas do Apodi

Hoje tem as Finais da II Copa Arena Sports





Fotos Patu no Esporte

Via Blog A Folha Patuense

Ferro na Boneca e Forró Di Nós em Messias Targino


Via Blog de Raimundinho Duarte

14ª Vaquejada...


Via Blog de Raimundinho Duarte

O Dia Do Evangélico No Brasil

Comemoração dia do Evangélico no Brasil.

O Dia do Evangélico no Brasil
O Dia do Evangélico no Brasil
Dia do Evangélico, comemorado dia 30 de novembro, existe em todo o país. Porém, somente no Distrito Federal será feriado, seguindo uma lei distrital em 1995.
A proposta foi ideia do então deputado Carlos Xavier (PMDB), que teve aprovação na Câmara Legislativa do DF. A lei foi sancionada pelo então governador Cristovam Buarque (PDT), e passou a fazer parte do calendário oficial.
Com a repercussão, a data também foi adotada por outros estados e municípios, determinando as comemorações em 30 de novembro como Dia do Evangélico. O presidente Lula tornou a lei nacional em 15 de setembro de 2010, através do projeto de lei 3541/08, proposta pelo deputado federal Cléber Verde (PRB-MA).
Em alusão à data, a Secretaria de Cultura do DF realizará hoje e amanhã uma programação com shows de bandas gospel no gramado da Esplanada dos Ministérios. Serão 25 atrações, com destaque para Damares nesta sexta-feira (30) e Trazendo a Arca, no sábado (1/12).
Por ser um feriado distrital, os órgãos federais e algumas instituições do DF, como o Tribunal de Justiça, funcionarão normalmente.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de evangélicos aumentou mais de 60% nos últimos 10 anos. Um crescimento de 16 milhões de fieis evangélicos que mexeu com país, outrora conhecido como a maior nação católica do mundo. Segundo projeções, o número de evangélicos deve ultrapassar o de católicos nos próximos 30 anos.
Informações são do Gospel Prime
Amigo De Cristo - Notícias Cristãs

Promoção em portas e janelas na estação da construção

MADEIREIRA ESTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO
TUDO EM: CAIBROS, RIPAS, BARROTES, LINHAS, PORTAS, JANELAS E ETC.
ENTREGAMOS ONDE O CLIENTE DESEJAR.
A MADEIREIRA ESTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO FICA LOCALIZADA NA SAÍDA PARA MESSIAS TARGINO, PRÓXIMO A POUSADA CIDADE DO SOL.
FONE: 84 9841-6022

ORGANIZAÇÃO
MADSON BELO
 





 




Via Blog do Campelo

51% da população tem excesso de peso


Desse número, 54,5% do sexo masculino e 48,1% do sexo feminino. Do total, 17,4% apresenta índice de massa corporal acima de 30, o que caracteriza obesidade.


O excesso de peso, fator de risco para várias doenças crônicas, atingiu níveis nunca vistos no Brasil, preocupando as autoridades da área de saúde. Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico - Vigitel 2012, realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, aponta que 51% da população tem excesso de peso, sendo 54,5% do sexo masculino e 48,1% do sexo feminino. Do total, 17,4% apresenta índice de massa corporal acima de 30, o que caracteriza obesidade.

E o pior, a tendência é de aumento dos indicadores. Realizada desde 2006, naquele ano, a pesquisa apontou que 43,2% da população apresentava excesso de peso, numa estatística crescente que atingiu 54,5% dos homens e 48,1% das mulheres em 2012. No total, foram ouvidas 45 mil pessoas, via telefone, em todo o país. Em Natal, considerada a capital nacional da ociosidade, os dados revelam que 52% da população acima dos 18 anos está acima do peso, índice semelhante a Aracaju, Curitiba, Manaus, São Paulo, Maceió, Rio de Janeiro e Porto Velho; bem mais do que São Luis e Palmas (45%) e menos do que Campo grande (56%), Porto Alegre e Rio Branco (54%).

A pesquisa apontou ainda Indicadores de atividade física ativos no tempo livre: 33,5%, sendo 41,5 do sexo masculino e 26,5 do sexo feminino. O índice de inatividade física – 14,9% do total, dos quais 15,2 homens e 14,6 mulheres e um dado interessante: 26,4% dos entrevistados declararam assistir pelo menos 3 horas de TV por dia. Mas, nem tudo é negativo, comparado com outros países, estamos abaixo da Argentina (20,5%) e dos Estados Unidos (27,7%).

É bom ressaltar, no Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis (câncer, diabetes, doenças do aparelho respiratório, doenças respiratórias) correspondem a 72% das causas de mortes, tendo como fatores de risco o tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação inadequada e a obesidade.

Obesidade em debate

Em vista deste cenário, extremamente preocupante, é que está sendo realizado ontem (29) e hoje (30) , o curso “A integração no combate à obesidade”,uma realização do Projeto Obesidade Hoje em parceria com o Centro Universitário do RN - UNI-RN, buscando sistematizar informações significativas sobre a questão.

Hoje, até às 12h, o tema em debate será “Reganho de peso: como evitar e tratar”, a cargo dos especialistas dr. Carlos Alexandre Fonseca (cirurgião bariátrico), dra. Elaine Fonseca, dra. Lyssa Dantas e Paulo Gentil.

Gerlane Lima, 

ANIVERSARIANTES DO DIA...

30 de novembro

BRÍGIDA DANTAS



EVILÁSIA GILDÊNIA



FRANCISCO DANTAS



RIVANEIDE PINHEIRO



TONYCELES ARAGÃO

.

PARABÉNS!

Mãe suspeita de vender virgindade da filha por R$ 50 é presa no Rio

Jacira do Carmo Moreira (Foto: Daniel Silveira / G1)
A feirante Jacira do Carmo Moreira nega que tenha
explorado sexualmente da própria filha
(Foto: Daniel Silveira / G1)

Jacira do Carmo Moreira, de 46 anos, suspeita de explorar sexualmente a filha, hoje com 15 anos, se entregou à polícia do Rio de Janeiro no fim da tarde desta sexta-feira (29). Mãe de nove filhos, ela é suspeita de receber dinheiro em troca de abusos sexuais contra uma das filhas — teria vendido a virgindade da filha por R$ 50 quando a menina tinha 9 anos — e estava foragida desde quinta (28), quando foram expedidos mandados de prisão contra ela e cinco homens suspeitos de estuprar a menina. A mulher nega as denúncias.

A suspeita se apresentou na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e foi encaminhada à noite para a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav). Chorando muito, ela alegou inocência. "Quando eu vi (que era procurada pela polícia) eu falei que queria me entregar, porque eu sou inocente. Eu não sou uma fugitiva", disse.

Questionada sobre as denúncias da filha, Jacira afirmou que a menina mentiu e garantiu que nunca explorou dos nove filhos para ganhar dinheiro. "Eu tenho dois braços e duas pernas. Minhas mãos são todas calejadas. Enquanto eu puder trabalhar eu nunca vou precisar disso". Ela admitiu uso de cocaína, mas garantiu estar livre do vício. "Eu nunca usei nada na frente dos meus filhos, por respeito a eles", disse.

Também nesta sexta, outra filha de Jacira, de 12 anos, foi encontrada pela polícia em um abrigo da Prefeitura para menores. Em entrevista a agentes, com auxílio de uma psicóloga, ela confirmou as acusações da irmã e disse que também sofreu uma tentativa de abuso sexual por parte de um vizinho, quando tinha 11 anos. Ele seria Humberto Ricardo Marsico Morelli Alves, conhecido como "Maninho", de 58 anos, um dos cinco presos nessa quinta.

Segundo a Polícia Civil, Jacira responde a um inquérito por ameaça e lesão corporal. Agora ela passa a responder por estupro de vulnerável, corrupção de menor, maus tratos, favorecimento da exploração sexual, abandono material e abandono intelectual. Da Decav, ela foi encaminhada Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Ela ficará presa por pelo menos 30 dias, prazo da prisão temporária determinada pela Justiça.

Fonte: G1 / Via Blog Comunicador Efectivo

Mentiras e verdades sobre a importância da ingestão de água

Uma pessoa seria capaz de suportar até 200 dias sem comer. Sem água, porém, a resistência é bem menor: após cerca de 36 horas o organismo começa a entrar em colapso.


A água é essencial para um ´perfeito funcionamento do corpo humano. 1,5 a 3 litros/dia é o ideal. Foto:DivulgaçãoÁgua é essencial para a saúde e o bem-estar. Mas existem dúvidas em relação às propriedades desse líquido do qual o organismo não pode prescindir. Confira alguns mitos e verdades sobre a ingestão de água.

Tomar água gelada queima calorias
VERDADE . A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo.

“Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo. Mas daí a imaginar que água gelada é a solução para a perda de peso é exagero. Até porque a queima calórica é pequena: meio litro de água gelada consome 17 calorias.

“É pouco representativo em uma dieta de 1500 a 2000 calorias”, completa o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Tomar água em jejum emagrece
MITO . “A hidratação em jejum é importante para restabelecer os níveis séricos do organismo e a eliminação de toxinas produzidas em resposta ao período sem alimentação”, diz a nutricionista Natália Dourado. Devido a isso e ao fato de que beber água provoca uma distensão gástrica, o que pode acontecer é a sensação de diminuição da fome. Com menos fome, menos comida seria ingerida. Neste caso colaboraria com a perda de peso.

Água com gás engorda igual refrigerante
MITO . “Embora os dois líquidos contenham gás carbônico em sua composição, a diferença está no açúcar incluso nos refrigerantes”, explica Natália Dourado. O que engorda, portanto, não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida. O endocrinologista João César alerta ainda para o fato de o refrigerante conter grande quantidade de sal, o que também prejudica a saúde e a boa forma.

Beber água durante a refeição atrapalha digestão
MITO . “Não existe embasamento científico para justificar essa afirmação”, diz o médico da Unifesp. Mas é claro que não se pode exagerar na ingestão. Um litro de água faria a pessoa se sentir mal e poderia prejudicar o processo digestivo.

Beber água faz bem para a pele
VERDADE . A ingestão de água é importante para a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo, que são expelidas pela urina ou suor. “Uma pele bem hidratada elimina estas toxinas com maior facilidade e fica com aparência mais saudável”, explica a nutricionista Natália.

É preciso beber em média 2 litros de água por dia
VERDADE . No entanto, pode ocorrer uma pequena variação de indivíduo para indivíduo. “A média diária de ingestão de água por um adulto fica entre 1,5 a 3 litros – ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corporal. Vale lembrar que temos a água natural das frutas, verduras e legumes, que são de extrema importância também”, explica Natália.

Devo beber água mesmo sem ter sede
VERDADE . Principalmente no inverno a percepção de sede diminui – o que não quer dizer que não se deva beber água. É importante manter o hábito de tomar vários copos ao longo do dia. Quando temos sede é porque nosso organismo já está sentindo a falta do líquido.
Fonte: IG / Via Blog do Pôla Pinto

Preso homossexual acusado de tentar abusar de criança na PB


Preso homossexual acusado de tentar abusar de criança na PB Um jovem de 22 anos por nome de Ednaldo Pereira da Silva, vulgo “Dijhô” foi preso no inicio da noite de ontem acusado de ter tentado violentar uma criança de apenas três anos de idade.

Segundo contou a mãe da vítima a reportagem, Dijhô é homossexual e trabalhava na casa de sua mãe ajudando a cuidar do menor, e também nos afazeres domésticos.

O caso chegou ao conhecimento da mãe da vítima, vindo pelo próprio garoto, que disse a sua mãe e vó, que o acusado teria molestado ele enquanto estava sozinho.

Ao tomar conhecimento do caso à mãe da vítima que não quis se identificar procurou a Policia e comunicou o caso, imediatamente uma guarnição foi acionada para ir até a casa do acusado e conduziram até a Delegacia de Conde onde acontece o plantão regional.

O mesmo foi atuado em flagrante pelo delegado plantonista e posteriormente seria levado até o presídio de Pedras de Fogo.


com Portal do Litoral / Via Portal Paulista Online

Vigilância Sanitária alerta população sobre uso de água mineral no RN


Data de vencimento, sujeiras em garrafões e origem do produto são alguns fatores que devem ser levados em conta no consumo de água. A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) da Secretaria Estadual de Saúde Pública alerta que os consumidores precisam se cercar de cuidados para evitar práticas abusivas, fraudes e adulterações de água no Rio Grande do Norte.

Para manter o setor regulado, a Suvisa faz inspeções e auditorias sanitárias, com programas de coletas de análises laboratoriais. Já a fiscalização com relação ao transporte, distribuição e comercialização são atribuições das vigilâncias sanitárias municipais. Mesmo assim, o técnico do Setor de Alimentos da Suvisa, Valdemir Santiago, explica que é de fundamental importância a população ficar alerta com relação à água que está consumindo.

Santiago cita garrafões com data de vencimento expirada, água envasada de origem desconhecida e sem controle de qualidade e garrafões com sujeiras e corpo estranho.  Ele ainda orienta que o consumidor deve manter sempre  limpo o seu garrafão vazio e a limpeza e higienização do seu bebedouro.

A Suvisa relata que existem vários tipos de água para o consumo humano, entre elas a água mineral e a adicionada de sais. Existe diferença entre a água mineral e a água adicionada de sais, embora ambas devem estar próprias para o consumo humano. Tanto a mineral, como a adicionada de sais deverão atender o que determinam as normas referentes às boas práticas de fabricação e comercialização do produto.

“Assim, devem ser observados parâmetros referentes à localização, instalações físicas, elétricas e hidrossanitárias, além de todo procedimento para captação, adução, reservatório, envase, rotulagem, seleção de recursos humanos, transporte, embalagem e controle de qualidade com a aplicação de procedimentos operacionais padronizados, dando ênfase à realização de análises laboratoriais do produto oferecido à população”, explica Valdemir Santiago.

Água mineral

De acordo com a Suvisa, a água mineral é obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. Ela é caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais e é necessária também a autorização de lavra da fonte da água, que se refere a todos os trabalhos e atividades de captação, condução, distribuição e aproveitamento das águas e que é concedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Já a água adicionada de sais é preparada e envasada, contendo um ou mais dos compostos minerais previstos na legislação. É um produto com parâmetros microbiológicos, físico-químicos e radiativos que deverá atender à Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano. Mesmo constando nos rótulos os sais que são adicionados à água, como bicarbonato, cloreto, sulfato e citrato de cálcio, magnésio, potássio e sódio, não se podem exceder os limites máximos permitidos pela legislação para água mineral.

Do G1-RN / Via Blog Umarizal em Fotos

Humor...

Sandra destina R$ 40 milhões para Urbanização e Reestruturação da UERN

A deputada Sandra Rosado (PSB) priorizou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Orçamento Geral da União (OGU/2014) com sua emenda de indicação individual.


A deputada alocou no OGU R$ 40 milhões para a urbanização e reestruturação do Campus Central da instituição em Mossoró. “Diante da importância que a instituição tem para o desenvolvimento do RN não podemos jamais deixar de investir em sua modernização e ampliação como garantia de uma educação de mais qualidade”, justificou a parlamentar.

Para o reitor Pedro Fernandes, com os recursos orçamentários a UERN vai experimentar crescimento na infraestrutura e, consequentemente, na formação profissional. Segundo ele, a UERN já está preparada para a aplicação dos recursos, a partir dos projetos executivos. “O novo conceito de gestão tem como uma das bases, o planejamento, através da elaboração de projetos. E nisso a Universidade está pronta”, exalta o reitor.

Entre os projetos que serão executados com os recursos da emenda da deputada Sandra estão a construção de ambulatórios para a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS); construção de ambientes coletivos como salas mulltimídias, anfiteatro que permitirão as atividades técnicas, científicas e culturais da instituição e ampliação e espaços para uma Livraria e Editoria Universitária.

A UERN também quer garantir a conclusão das obras físicas e identificar novas demandas de estruturação físicas para o atendimento das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, considerando aspectos relativos à acessibilidade e as diferentes necessidades sociais.

Outro avanço que será permitido com a emenda parlamentar é a modernização e informatização da UERN, incluindo obras para cursos de Tecnologia.

Essas diretrizes estão na Carta Programa dos professores Pedro Fernandes e Aldo Gondim. “Estou muito feliz pelo andamento dos nossos projetos nos primeiros meses de gestão”, destacou o reitor Pedro Fernandes, que aguarda a confirmação de emendas individuais dos parlamentares do RN. Deputados e senadores asseguraram recursos para mobilidade estudantil, infraestrutura e modernização da UERN, em suas cotas no OGU.

Via Blog de Raimundinho Duarte

Helicóptero da polícia cai sobre bar na Escócia


Um helicóptero caiu sobre um pub às margens do rio Clyde em Glasgow, a maior cidade da Escócia. Uma operação de resgate teve início no local, que estava cheio na noite desta sexta. Uma banda fazia uma apresentação ao vivo no momento do acidente, segundo o jornal The Guardian. Testemunhas disseram que várias pessoas ficaram feridas. A polícia escocesa confirmou que uma de suas aeronaves, tripulada por dois agentes e um piloto civil, caiu sobre o pub The Clutha na rua Stockwell, pouco antes das 23 horas locais. “Por se tratar de um acidente desta escala, todos devemos nos preparar para a possibilidade de mortes”, declarou o chefe de governo da Escócia, Alex Salmond. O parlamentar Jim Murphy passava pelo local e juntou-se a outras pessoas que começaram a ajudar os clientes a saírem do pub. "O que eu vi foi um monte de gente saindo com dificuldade do bar, poeira por toda parte e pessoas com vários ferimentos”, descreveu. Fraser Gibson, que estava dentro do pub com o irmão, disse à rede BBC que cerca de 120 pessoas estavam no local no momento da queda do helicóptero. “Na metade do show ouvimos algo parecido com uma gigantesca explosão. Não sabíamos o que tinha acontecido. Por um segundo, ficamos paralisados. Houve pânico e então as pessoas começaram a tentar sair de lá”. Pelo Twitter, o primeiro-ministro David Cameron disse que “seus pensamentos estão com os atingidos pela queda do helicóptero e as equipes de emergência” trabalhando no local. 

(Com agências EFE e Reuters) / Via Portal Tudo Notícia

Mais de 3.500 adultos foram diagnosticados com Aids no RN

  
O Rio Grande do Norte registrou mais de 3.500 casos de AIDS em adultos, num período de doze anos. Os números foram divulgados hoje pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), na véspera da data em que é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Para celebrar a data, ações para incentivar o diagnóstico precoce serão realizadas na capital.

O dia é comemorado em 1º de dezembro. Além do combate à Aids, a SESAP vai atuar também preventivamente contra outras doenças, como a sífilis, as hepatites B e C. Os usuários receberão indicação acerca do tratamento gratuito, que é garantido pelo Sistema Único de Saúde. Além disto, orientações quanto à prevenção também serão oferecidas aos usuários.

Segundo os dados da Sesap, entre 2000 e 2012 foram registrados 3.594 casos de Aids em adultos, no Rio Grande do Norte. Para tentar reduzir essas estatísticas é que o Governo do Estado do RN montou uma programação variada que atenderá várias áreas da capital.

A programação do Dia Mundial, que será no próximo domingo, começa com dois passeios ciclísticos organizados pela Associação dos Ciclistas do RN (ACIRN) e ONG Baobá.

Em Natal, os ciclistas se concentram às 7h30, em frente ao Supermercado Nordestão do bairro Santa Catarina, na Zona Norte. Na cidade de Santa Cruz, a concentração será na Praça da Matriz de Santa Rita de Cássia, às 15h30.

No mesmo dia, a Sesap realiza das 9h às 15h a entrega de preservativos na praia da Redinha. A programação prossegue até o dia 20 com palestras de orientação e prevenção, a realização de seminários de prevenção às DSTs com foco na terceira idade e a inauguração, no dia 04, da Academia de Saúde, no Complexo Cultural da Zona Norte.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins da Silva, a população terá acesso aos testes rápidos, durante este mês, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos Serviços de Atendimento Especializados (SAE), além de postos montados em locais de grande movimentação de pessoas como praças e feiras, de acordo com a proposta local.

HOMENS DETÊM MAIORIA DOS CASOS

Dos 3594 mil casos de Aids em adultos no RN, 67% correspondem ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.

Segundo a nota divulgada pela assessoria da Sesap, “a faixa etária mais frequente é a de 30 a 39 anos, porém chamamos a atenção para as faixas etárias de 13 a 24 anos e acima de 60 anos por apresentarem um crescimento significativo.

Fonte: Jornal de Fato / Via Blog Comunicador Efectivo

GUSTAVO PERRELA DEPÕE SOBRE HELICÓPTERO APREENDIDO COM COCAÍNA


O deputado estadual, de Minas Gerais, Gustavo Perrela, do Partido Solidariedade, prestou depoimento nesta quinta-feira (28) sobre a apreensão do helicóptero da empresa dele com quase meia tonelada de cocaína. Ele negou que soubesse do transporte da droga.

Na porta da Assembleia Legislativa, um grupo de manifestantes pedia rigor nas investigações sobre tráfico de drogas, usando helicóptero da empresa do deputado Gustavo Perrela, do Partido Solidariedade. O helicóptero foi apreendido no último domingo (24), no Espírito Santo, com quase meia tonelada de cocaína.

Fonte: G1/blog do Noblat / Via Blog RN Política em Dia

IFRN: PROVAS DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 ACONTECEM NESTE DOMINGO (1)


Neste domingo (1), 17.635 estudantes farão as provas que dão acesso ao ensino técnico integrado do IFRN. O processo seletivo, conhecido como Exame de Seleção, terá início às 13h, horário local, e conta com questões objetivas de Português e Matemática e uma produção textual escrita.
Os portões que dão acesso aos locais de prova vão ser abertos às 12h e fechados às 13h, conforme retificação divulgada hoje (29) pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN. "Os portões iriam se fechar às 12h45, mas como essa mensagem não estava sendo visualizada no Cartão de Inscrição, por um problema no sistema que o gera, preferimos definir o horário de fechamento dos portões como a hora de início da prova, para que nenhum candidato se prejudique", explicou o coordenador de Acesso Discente do IFRN, Everaldo Pereira.
O ideal é que o candidato chegue com no mínimo uma hora de antecedência ao fechamento dos portões, para não ter o risco de perder a prova. Para realizar a avaliação, eles devem portar o documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta. Os locais de prova são informados no Cartão de Inscrição, que deve ser visualizado e impresso na Área do Candidato (http://ingresso.ifrn.edu.br).
Os gabaritos preliminares da prova estarão disponíveis no portal do IFRN a partir das 19h30 do dia primeiro de dezembro. 

Acesse:

Via Blog Patu 24 Horas

Brasil é o quarto que mata mais jornalistas no mundo


O Brasil é o quarto colocado entre os países onde mais morreram jornalistas em 2013, segundo dados da ONG suíça Press Emblem. Foram assassinados seis jornalistas até outubro deste ano em terras brasileiras, índice idêntico ao Egito, que se encontra em guerra civil há quase três anos. Apenas a Somália, com oito mortes, a Síria, com dez e o Paquistão, com 13, tiveram mais jornalistas assassinados em 2013.
PERICULOSIDADE
Segundo a Press Emblem, 103 jornalistas já foram mortos em 2013. Em 2012 o número foi 141; 107 em 2011; 110 em 2010 e 122 em 2009.
PROTEÇÃO
Nos Estados Unidos, por exemplo, há registrada a morte de apenas um jornalista este ano.
BRASIL EM PAZ
Desde 2008 foram assassinados 28 jornalistas no Brasil. Só perdemos para um punhado de países em guerra como o Iraque e a Síria.
Via Blog do Robson Pires

CONVITE: O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama"


Prezados Amigos...

Vocês são nossos convidados especiais para o lançamento do livro:

A Feira Livre de Canguaretama

Escritor: Erivan Ferreira
Data: 03 de dezembro de 2013
Horário: 20 horas
Local: Pavilhão da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Canguaretama/RN
Informações: (84) 9181-5184/3241-2863

A obra soma 64 páginas. O prefácio é assinado pelo economista e geógrafo João Balbino da Costa Filho. A ilustração da capa é assinada pelo próprio autor e traz uma representação da feira livre criada pela artista Elisabeth Teixeira.

Durante o lançamento do livro, haverá uma exposição de belas imagens da feira da cidade retratando o ontem e o hoje, produto das lentes do fotógrafo Iraktan Ramos e do próprio autor Erivan Ferreira.

A festa de lançamento será abrilhantada pela música popular brasileira tocada e cantada por artistas locais e regada ao som do saxofonista Alex Sérgio.

O livro traz uma abordagem histórica, social, econômica e cultural da feira livre e conta a história de várias personalidades (alguns in memoriam) que trabalham ou já trabalharam na feira livre da cidade.

Via Blog