quarta-feira, 26 de junho de 2013

MOMENTO SAÚDE: NOVO VÍRUS DA GRIPE AVIÁRIA PODE SE ESPALHAR PELO MUNDO, ALERTA ESTUDO

O novo e mortal vírus da gripe aviária, que surgiu na China em fevereiro, parece ter se esgotado nos últimos meses. No entanto, cientistas disseram nesta segunda-feira (24) que ele pode reaparecer ainda este ano, quando a estação quente chegar ao fim - e poderia se espalhar internacionalmente.
 
Um estudo realizado por pesquisadores na China e Hong Kong encontraram apenas um caso humano da ave cepa da gripe H7N9 identificado desde o início de maio. Nos meses anteriores, o vírus, o que era desconhecido em humanos até fevereiro, já infectou mais de 130 pessoas na China e em Taiwan, matando 37 deles, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 "A temporada quente já começou na China, e apenas um novo caso confirmado por laboratório de H7N9 em seres humanos foi identificado desde 8 de maio de 2013," escreveram os pesquisadores em um estudo publicado na revista médica "The Lancet".
 
Vírus H7N9 já infectou 109 pessoas na China desde março (Foto: Pichi Chuang/Reuters)
"Se o H7N9 segue um padrão semelhante ao H5N1, a epidemia poderia reaparecer no outono", acrescentaram.
 O H5N1 é uma outra cepa mortal da gripe aviária que surgiu em 2003 e desde então se espalhou ao redor do mundo. Últimos dados da OMS em exposição mostram que o H5N1 já matou 375 das 630 pessoas confirmadas como infectadas nos últimos 10 anos. Muitos casos de H5N1 foram confirmados no Egito, Indonésia e Vietnã.
 
Os pesquisadores do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Pequim e da Universidade de Hong Kong disseram que a calmaria potencial do H7N9 poderia oferecer aos funcionários da saúde a oportunidade de discutir adequadamente e planejar com antecedência a possibilidade de retorno da gripe e divulgação mais ampla. Isto deve incluir planos para a construção da capacidade de saúde na região, "tendo em vista a possibilidade de que H7N9 poderia se espalhar para além das fronteiras da China", disseram eles.
 Já Especialistas da agência das Nações Unidas disse no mês de maio que o surto de gripe aviária na China custou à economia cerca de US$ 6,5 bilhões.
 
Em um segundo estudo publicado na mesma revista, os pesquisadores também descobriram que, enquanto a gripe H7N9 tem um menor risco de morte do que o temido H5N1, ela tem um risco de mortalidade maior do que a gripe H1N1 de 2009, que varreu o mundo em 2009 e 2010, em uma pandemia.
 
Depois de analisar os dados sobre internações hospitalares, a equipe descobriu que a gripe aviária H5N1 teve um risco de mortalidade de cerca de 60% para os pacientes internados no hospital - quase o dobro da nova cepa H7N9, que tem uma taxa de cerca de um terço das pessoas hospitalizadas com a morte infecção. A pandemia H1N1, muitas vezes referida como "gripe suína", matou 21% das pessoas infectadas que foram levados para o hospital, disseram os pesquisadores.
 A equipe pediu às autoridades de saúde e os médicos que não se iludam com uma falsa sensação de segurança, proporcionada pela queda acentuada ede casos H7N9 nas últimas semanas.
 "Vigilância contínua e esforços de controle intensivo sustentados contra o vírus são necessários para minimizar o risco de infecção humana, que é maior do que anteriormente reconhecido", disseram eles.

Via Blog TJOM Entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).