sexta-feira, 17 de maio de 2013


UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA VEREADORES E ASSESSORES PARLAMENTARES



Via Blog RN Política em Dia 2012/2014

DEU NO RG FOCO...

Jovem rafaelense, bacharelando em Ciências Contábeis, em seu trabalho de conclusão de curso, aborda os custos para construção de cisternas de placas no sertão e ganha destaque na mídia.

O Prof. Aluisio Dutra de Oliveira e a formanda do Curso de Ciências Contábeis do CAP, Luciana Carla da Silva, serão entrevistados no programa Vozes do Sertão da rádio da FM Independência da cidade de Campo Grande - RN (104,9 Mhertz). O convite partiu do apresentador do programa, Caramuru Paiva e irá ao ar nessa sexta-feira (17/05) às 16h.
Entre outros assuntos, a entrevista será sobre o trabalho de conclusão de curso da concluinte Luciana Carla, que intitula-se: "Análise do Custo de Construção de Cisternas de Placas do Programa P1MC no Semiárido do Rio Grande do Norte", cujo orientador foi o prof. Aluisio Dutra.
O P1MC (Programa Um Milhão de Cisternas) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA Brasil. O objetivo do P1MC é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas. Juntas, elas formam uma infraestrutura descentralizada de abastecimento com capacidade para 16 bilhões de litros de água.
O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único do governo federal e que contenham o Número de Identificação Social (NIS). Além disso, é preciso residir permanentemente na área rural e não ter acesso ao sistema público de abastecimento de água.
Luciana, através de pesquisa fez uma análise dos custos de construção de cisternas de placas do Programa P1MC no Semiárido do Rio Grande do Norte, procurando evidenciar o custo total e unitário para construção das Cisternas, sendo esta política uma medida de combate à falta d’água no Semiárido Potiguar que sofre com o período da estiagem.
Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde foi feita uma consulta em obras já publicadas, artigos, dissertações e textos, sites, etc. e um estudo de caso na região semiárida do Rio Grande do Norte, sendo coletadas informações e dados, seu orçamento, custos e materiais utilizados. Além disso, foi elaborado um levantamento sobre os municípios potiguares que atualmente foram contemplados com este programa governamental, abordando histórico, público alvo e condicionalidades para as famílias que foram beneficiadas. Verificou-se através da análise os gastos ocorridos no período de construção das cisternas de placas, desde sua etapa inicial até a sua conclusão, estando aptas a serem entregues a comunidade.
Se você se interessou pelo assunto, ouça a entrevista hoje (17/05) no Programa Vozes do Sertão, no ar a partir das 16h.
O CAP parabeniza o Prof. Aluisio Dutra e a formanda Luciana Carla pelo êxito em seu trabalho de conclusão de curso.

Fonte: CAP UERN/RG News/RG em Foco / Via Blog RN Política em Dia 2012/2014

NO RIO GRANDE DO NORTE HÁ 22 CENTRAIS DO CIDADÃO, ENQUANTO O ESTADO DE SÃO PAULO TEM 20 UNIDADES EM FUNCIONAMENTO

Um dado chama a atenção... No Rio Grande do Norte já existem 22 Centrais do Cidadão funcionando, espalhadas pelas regiões do Estado e algumas na capital potiguar. Houve um crescimento desordenado das Centrais no Estado.
Só para ter uma ideia, o Rio Grande do Norte tem 22 Centrais para atender uma população de 3 milhões de pessoas... Se comparar ao Estado de São Paulo, que tem uma população de mais de 41 milhões de habitantes, 13 vezes a quantidade potiguar, lá só existem 20 Centrais do Cidadão em funcionamento.

Fonte: Marcos Dantas / Via Blog RN Política em Dia 2012/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).