quinta-feira, 9 de maio de 2013

INTUIÇÃO DO SER HUMANO

INTUIÇÃO-DO-SER-HUMANO

A intuição tem sido associada frequentemente ao universo feminino. Difícil ouvir dizer que um homem é bastante intuitivo em suas escolhas. Essa habilidade mental de perceber quais são as melhores atitudes e quais serão as possíveis consequências delas tem sido relacionada à mulher desde a Antiguidade, quando as cidades tomavam decisões com base nas advertências do oráculo, isto é, de uma determinada jovem que recebia orientações divinas. 

Ou então a sábias senhoras que aconselhavam os mais novos a agir de modo prudente evitando problemas maiores. O interessante é perceber que todo mundo tem intuição. Mas para constatar esse fato depende do quanto cada pessoa treina e respeita seu lado intuitivo ao longo da vida.

A intuição  que tanto intriga e a tantos ajuda - não é um enigma sobrenatural. Não vem “sei lá de onde” ou acontece como um fenômeno isolado. A parapsicologia, por exemplo, crê na intuição como parte de nosso inconsciente e, por não se saber ao certo como ela se dá, alerta que muitas pessoas a atribuem erradamente às forças sobrenaturais. 

INTUIÇÃO-DO-SER-HUMANO
Essas mensagens que nos dizem “siga em frente e tente esse emprego” ou, mesmo que o tempo não pareça lá muito chuvoso, fazem a gente pegar um guarda-chuva são, como explica o padre Oscar González Quevedo, filósofo e teólogo, impressões motivadas por aspectos sensoriais e classificadas como extranormais. Premonição, um pressentimento de que algo está para acontecer e que normalmente não é bom, é uma sensação subjectiva.

É outra coisa. Não tem nada de científico. No entanto, “se há um acontecimento qualquer, que normalmente é mau, a intuição que foi tida é tornada relevante”. Isto é, “o indivíduo faz uma espécie de retrospectiva e pensa, por exemplo, que nesse dia de manhã tinha acordado mal disposto”, que sabia, de alguma forma, que algo não estava bem. “É como se o futuro viesse confirmar o passado, pelo que a pessoa cria a convicção de ter tido uma premonição.”

É preciso diferenciar intuição do desejo de que algo aconteça e também da paranóia. Paranóia é um medo que se repete, intuição é um insight que acontece depois de uma recombinação inconsciente de fatos, observações e sensações. A  questão é aprender como e para onde transferir a atenção, já que os sinais intuitivos costumam aparecer na forma de metáforas e associações aparentemente sem sentido.

INTUIÇÃO-DO-SER-HUMANO
É dar ordem ao caos sem seguir uma linha lógica. Falar em intuição é fácil, difícil é saber distingui-la de um mero pensamento. Teoricamente, todos os seres humanos são intuitivos, pois a intuição é nossa própria voz que chega direto à nossa mente e coração, sem influências e más interpretações. Ela não tem, na verdade, nada de místico.Ela é real e faz parte de nossas vidas desde sempre.

O que acontece é que vivemos numa sociedade na qual o silêncio é pouco aproveitado e valorizado. Se estamos sozinhos, nos fazemos companhia criando um diálogo sem fim dentro da mente, como se fôssemos pessoas tagarelas, pulando de um assunto a outro, sem muita conexão, apenas para preencher o vazio. É comum as pessoas tentarem explicar este tipo de decisão como um gosto ou um capricho.

Na realidade, grande parte dos pensamentos que cruzam nossa mente, com tanta rapidez que mal notamos, é intuição. Vale notar que nossa intuição funciona para todo tipo de coisa desde as cotidianas e não importantes, até para você encontrar sua alma gêmea ou ganhar na loteria.

Intuição é um caminho para o saber, igual a qualquer outra fonte de informação como ver, ouvir, ler, etc. E como nestas outras fontes você pode treinar-se para usar sua intuição, da mesma forma que um músico educa sua audição e passa a distinguir tons de semitons e, com sua intuição educada, então, poderá decidir mais rápido e com menos esforço.

*Variedades1 / Via Blog Nosso Paraná RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).