terça-feira, 21 de maio de 2013


EQUIPE DE PESQUISADORES DA UFRN DESCOBRE NOVA ESTRELA GÊMEA SOLAR



No último dia 17, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez o anúncio da descoberta da estrela gêmea solar conhecida como a mais distante da Via Láctea, que recebeu o nome de CoRot Sol 1. A estrela possui valor de massa e composição química equivalente a do Sol.

A equipe de cientistas responsável pelo anúncio é composta por José Dias do Nascimento, da UFRN, que lidera o grupo; Jefferson Soares Costa e Matthieu Castro, também da UFRN; Yochi Takeda, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ); Gustavo Porto de Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Jorge Melendéz, da Universidade de São Paulo (USP).

A descoberta permite desvendar o futuro próximo da estrela central do nosso sistema solar, além de dar aos astrônomos a oportunidade de testar as atuais teorias da evolução estelar e solar, em uma estrela gêmea solar evoluída e observada. A notícia foi repercutida em jornais do mundo todo.

Além da UFRN, a pesquisa recebeu o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Via Blog do Diassys


Eduardo Campos vai ter que decidir entre Sandra Rosado ou Wilma


A briga pelo comando do PSB potiguar entre a deputada federal Sandra Rosado e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, chegou ao presidente nacional da sigla, governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

As duas foram se queixar e exigiram do líder uma posição definitiva. Conversaram com Campos em momentos diferentes.

Wilma disse a Eduardo Campos que não abre mão do controle do PSB no Rio Grande do Norte. É atual presidente do Diretório Estadual e assim continuará, segundo ela, Campos ouviu calado.

Já Sandra desprezou qualquer possibilidade de continuar sob a liderança de Wilma no Estado. E argumento que seu grupo cresceu, tem mandatos na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal da segunda maior cidade do RN. Além de lembrar que Larissa obteve quase a metade dos votos dos mossoroenses nas eleições 2012.

Enquanto isso, Wilma sequer teve condições de disputar a Prefeitura de Natal em 2012, sendo rebaixada a vice do prefeito Carlos Eduardo (PDT). Ela vinha de uma derrota acachapante em 2010, na disputa para o Senado Federal, em que perdeu até para os votos brancos e nulos.

Uma posição humilhante para quem foi governadora do RN por oito anos.

O confronto das duas socialistas se estabeleceu devido o conflito de projetos.Wilma quer ser candidata a deputada federal, o que atrapalha os planos de reeleição de Sandra. As duas sabem que o PSB terá enormes dificuldades de eleger dois deputados.

E se Wilma sair para um projeto majoritário?

Também atrapalha os planos do rosadismo.

É que Sandra planeja emplacar a filha, deputada estadual Larissa Rosado, em chapa majoritária. Vice de algum candidato a governador que tenha condições de vencer as eleições. Se preferência, um Alves. Daí, a torcida para que o PMDB venha a romper politicamente com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

E se conseguir colocar Larissa na disputa majoritária, a vaga da Assembleia Legislativa fica para outro filho, o vereador mossoroense Lairinho Rosado.

Cesar Santos

Via Blog do Diassys

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).