sexta-feira, 10 de maio de 2013

Caern implanta nova tecnologia que dará mais segurança ao monitoramento das águas do RN; Regional de Pau dos Ferros será contemplada



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está implantando um novo sistema de monitoramento e vigilância da qualidade da água que abastece a população, por meio de cadastro e gestão das análises fisioquímicas e microbiológicas. A ferramenta chamada de "Quality" traz uma série de benefícios, principalmente porque vai permitir uma compilação mais uniforme de todos os resultados obtidos em cada regional da Caern em Natal e no interior. O programa vai substituir o antigo "Quali", que possui uma plataforma mais simples e sem integração e armazenamento de dados via web.

A nova ferramenta permite um monitoramento mais seguro tanto pela Companhia quanto pelos usuários (cujos resultados são mostrados nas faturas mensais), agências reguladoras e demais entidades interessadas em se manter informadas sobre os parâmetros da água distribuída. Todas as informações inseridas no sistema são mantidas em um servidor da própria Caern e podem ser acessados em vários níveis de usuário que tenham acesso à intranet. Por exemplo, quem não acessa dos laboratórios, pode apenas visualizar e imprimir, sem poder alterar dados, oferecendo uma maior segurança do que está guardado.

Outro ponto positivo é a implantação de um novo tipo de análise exigido pela portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde: a contagem microbiológica de bactérias heterotróficas. "Quando em excesso, elas comprometem a integridade do sistema de abastecimento, porque formam biofilmes na rede de distribuição em eventuais falhas na desinfecção", explica o biólogo e chefe do Laboratório de Águas da Caern, Ederson Nunes. Os primeiros testes do Quality foram realizados em Natal no dia 19 de abril, nas regionais Natal Norte e Natal Sul, com sucesso.

"As faturas geradas desde então nestas áreas já terão os indicativos do programa", acrescenta Nunes. "O Quality também avisa sobre prazos a vencer, metas de coleta e quando estas precisam ser refeitas", elenca. Isso quer dizer que a um simples clique será possível saber das análises de poços, reservatórios e estações de tratamento de água (ETA´s) em todo o RN. O primeiro passo é implantar em toda Natal e, quando as regionais Natal Sul e Natal Norte estiverem concluídas e integradas ao sistema, será expandido o programa para as demais regionais no interior, devendo estar totalmente implantado até dezembro próximo.

À medida que o Quality vier a atender às demais regionais - Assú, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros - serão expandidas também as análises de bactérias heterotróficas. A terceira etapa é iniciar a integração do sistema nas Estações de Tratamento de Água, que realizam análises mais frequentes, por exemplo, a cada duas horas para parâmetros como: cor, turbidez e cloro residual livre, e geram uma demanda maior de dados. Para manter a atualização e confiabilidade das informações, está sendo realizado um recadastramento dos endereços e do georeferenciamento onde são feitas as coletas.

*Informações Blog do Capote / Via PortalCCNS.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).