quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Usuários reclamam de alto índice de reprovações nas provas do Detran

“Quem conseguiu tirar a habilitação até setembro, teve sorte”. A declaração é da atendente de consultório médico, Catiane Vale, sobre as dificuldades que está enfrentando para concluir seu processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN). Assim como Catiane Vale, vários outros usuários do órgão reclamam que depois da Operação Cangueiros, deflagrada no dia 11 de setembro pelo Ministério Público Estadual, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que desarticulou um esquema de fraudes de carteiras de habilitação.
Segundo a atendente, um dos problemas que estão sendo enfrentados pelos alunos de auto-escolas da cidade, é a demora para marcar as provas práticas. Ela explica que depois de setembro, as provas práticas de Mossoró estão sendo realizadas por peritos que vem de Natal, que faltam quase todas as semanas. O número de provas realizadas por dia também foi limitado, contribuindo ainda mais para a formação de uma fila de espera que antes não existia.

“A gente termina as aulas práticas de carro e moto e espera mais de um mês para fazer a prova. Isso faz com que a pessoa que nunca havia dirigido antes e teve apenas dez aulas, perca a prática”, reclama a atendente.

Outra questão que está deixando os usuários do Detran insatisfeitos, é o crescimento do índice de reprovações nas provas práticas. Catiane conta que só no dia que ela fez o seu teste, dia 16 de outubro, houve 75% de reprovações de carro e moto.

“Eles me induziram ao erro. Um dos peritos na hora da prova disse que se eles pedisse para eu fazer uma coisa errada eu deveria fazer, porque eles estava apenas me avaliando e não tinham a intenção de me reprovar. Na hora da baliza, coloquei o carro bem direitinho e eles me mandaram ir para trás três vezes. Na última eu disse que se fosse mais cruzaria a linha amarela e que não podia, mas ele disse para eu fazer o que ele estava mandando, então fui e ele me reprovou. Fui ao Detran várias vezes para ter acesso a minha prova, mas eles dizem que só os peritos tem acesso a sala 21 onde as provas ficam guardas, mas eles nunca estão lá”, conta.

Procurada pelo Jornal De Fato, a proprietária de uma auto-escola aqui da cidade, Márcia Pereira, confirma que os Centros de Formação de Condutores estão tendo bastantes problemas. De acordo com Márcia Pereira, tem auto-escola aqui na cidade que está marcando as provas práticas para março. Márcia Pereira conta que quando a pessoa faz o teste e é reprovado deve fazer o reteste em 15 dias, mas está demorando cerca de 60 dias.

“Antes os alunos terminavam as aulas práticas de carro e moto, pro exemplo, na sexta-feira, e na terça-feira seguinte, já fazia a prova prática. Agora demora muito, e os alunos acabam perdendo a prática. Não culpo só os peritos do Detran, o índice de reprovação aumentou muito por causa dessa demora para fazer a prova que faz os alunos perderem a prática. Mas muitos alunos estão questionando o resultado. Nesse caso, oriento a irem ao Detran e ver a prova, para ver onde errou e se preciso contestar o resultado”, explica.
 A proprietária da auto-escola diz estar preocupada, porque toda semana 16 alunos concluem as aulas e são encaminhados para a prova prática, no entanto, o Detran só realiza sete provas por aulo-escola a cada semana, como a demanda não está sendo atendida, ela teme ter que começar a diminuir o número de carros e motos, e consequentemente, reduzir o número de instrutores.

“O Detran sabe tanto desse atraso que agora nem cobra mais para reabri o processo de emissão de CNH, que expira depois de um ano. As escolas que tem testes marcados para a terça-feira, são as maiores prejudicadas, já que os peritos sempre faltam nas primeiras terças-feiras do mês, aumentando ainda mais a fila de espera. Hoje já não houve testes”, frisa.

Detran atribui reprovações a falta de preparo das auto-escolas

A reportagem do Jornal De Fato conversou sobre o problema com a sub-coordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques. Ela explica que depois da Operação Cangueiros, a comissão de peritos examinadores do Detran foi toda exonerada, aumentando ainda mais o déficit de profissionais nessa área.

“Abrimos uma turma com 40 vagas para formação de peritos examinadores, mas só 16 profissionais demonstraram interesse. É muito difícil conseguir profissionais na área, porque o cargo não tem atrativo nenhum, não tem aumento de salário, trabalha no sol, se arrisca, enquanto funcionários do Detran que ganham o mesmo, trabalham no ar-condicionado”, explica.

Além da falta de profissionais, Márcia Marques frisa que o Detran está prezando mais pela qualidade do exame prático, inclusive com a presença de três examinadores por teste, para evitar fraudes.

“Antes os alunos davam apenas uma voltinha no carro, hoje tem que cumprir vários requisitos para serem aprovados, a avaliação é mais detalhada, feita da forma correta. E para isso é preciso um tempo maior com cada aluno. Antes quatro instrutores faziam 200 testes por dia, hoje, com as mudanças são realizados 60, por isso a redução do número de alunos por auto-escolas”, comenta.

Márcia Marques nega que a demora para marcar os testes ou retestes sejam a causa para o aumento do índice de reprovação, para ela um dos principais motivos é a falta de preparo dos alunos nos Centros de Formação de Condutores.

“A demora não justifica, porque a gente sabe que em Mossoró e no interior, a maioria das pessoas vai fazer o teste dirigindo ou pilotando seu próprio veículo. Agora, o que a gente tem percebido é que algumas pessoas vem das auto-escolas sem ao menos conhecer o painel do carro. As auto escolas só querem receber o dinheiro, dão apenas as 20h exigidas, e olhe, olhe a forma como essas 20h de aula são dadas. Os Centros poderiam se planejar e marcar uma aula de reforço com os alunos. Outra coisa é que os alunos reprovados nos testes não voltam para a auto-escola como deveriam, eles preferem treinar em casa, com pais, irmãos ou amigos”, frisa.

Segundo Márcia Marques, para atender a demanda atual seriam necessários cerca de 120 novos examinadores. Hoje existem 24 profissionais da área para todo o estado, e uma turma com 16 será formada até o final de janeiro.

Para acabar com a fila de espera e diminuir os transtornos enfrentados pelos usuários do Detran/RN, Márcia Marques, afirma que o Diretor do órgão já está fazendo um estudo de como melhorar a situação. Segundo ela, uma das medidas que precisam ser tomadas é a aprovação de aumento no salário pela Assembléia Legislativa, para atrair profissionais para a área.

Fonte: Jornal De Fato / Via Blog do Campelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).