sábado, 13 de outubro de 2012

Lei Maria da Penha é aplicada em agressão de filho contra pai


Ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) mantiveram a decisão que determinou a aplicação da Lei Maria da Penha –geralmente aplicada em casos de violência doméstica contra a mulher– num caso de agressão de um homem contra outro homem.
A pena foi mantida no julgamento de um recurso de habeas corpus pedido pela defesa de um filho que havia ferido o pai ao empurrá-lo no Rio de Janeiro.
A lei Maria da Penha incluiu o parágrafo 9º no artigo 129 do Código Penal (lesão corporal), determinando uma pena maior para os casos que envolvam violência praticada em âmbito doméstico.
A pena prevista pelo artigo original varia de três meses a um ano. Com a implementação do parágrafo 9º pela lei Maria da Penha, a detenção prevista pode se estender até três anos.
O habeas corpus pedido pela defesa foi inicialmente negado pelo TJ (Tribunal de Justiça) do Rio de Janeiro, o que levou a defesa à apelar para o STJ.
Os ministros do STJ decidiram negar o habeas corpus de forma unânime por considerarem que embora a lei tenha sido editada com o objetivo de coibir a violência contra a mulher, o acréscimo da pena pode ser aplicado também nos casos em que a vítima seja homem.
Para o relator do recurso, o ministro Jorge Mussi, “embora [a lei] tenha dado enfoque à mulher, na maioria das vezes em desvantagem física frente ao homem, não se esqueceu dos demais agentes dessas relações, que também se encontram em situação de vulnerabilidade”.
Outras questões abordadas pela lei, no entanto, como o afastamento do agressor do lar durante o processo criminal, devem se restringir somente às mulheres.
As informações são da Folha de S. Paulo
Via Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).