quinta-feira, 18 de outubro de 2012



Joaquim: Dirceu comandava núcleo político

Joaquim Barbosa leu parte do seu voto sobre o item 2 da denúncia. Para o relator da Ação Penal 470, ex-ministro da Casa Civil tinha vínculo de hierarquia


O relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta quarta-feira (17), ao iniciar o voto sobre o item 2, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu comandava o núcleo político do mensalão. Para o ministro, o petista tinha ascendência sobre os outros integrantes do grupo – o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. “A quadrilha descrita na denúncia praticou diversos crimes para os quais foi formada”, afirmou.
Das aproximadamente 90 páginas sobre o item 2, que trata da acusação de formação de quadrilha contra 13 réus, Joaquim leu menos da metade. A expectativa é que o voto seja concluído amanhã (18), ainda na primeira parte da sessão. Após o intervalo, o relator do mensalão, Ricardo Lewandowski, apresenta sua posição. A ideia é que o item seja concluído na segunda-feira (22). A dosimetria começaria, então, no dia seguinte (23), data da sessão extra marcada hoje. São estipuladas três reuniões em plenário para decidir as penas de cada um dos réus.
“José Dirceu comandava o núcleo político, que por sua vez orientava o núcleo publicitário”, disse Joaquim durante a leitura do voto. Ele ainda não concluiu a parte sobre Dirceu, mas já indicou que deve votar pela condenação do ex-ministro da Casa Civil por formação de quadrilha. A pena é de um a três anos de reclusão. Por maioria dos votos, Dirceu foi condenado pelo STF por corrupção ativa. Neste caso, a punição varia entre dois e 12 anos.

Do Blog RG em Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).