terça-feira, 16 de outubro de 2012


É POSSÍVEL ESTUDAR PARA CONCURSO EM CASA?

Até certo ponto, o entusiasmo de muitos candidatos matriculados em escolas preparatórias para concursos é bastante evidente, o que os faz cumprir aquela rotina com satisfação e perseverança. O problema é quando começam a vir as reprovações - perde-se uma, duas, três, quatro, cinco ou até mais vezes para determinado concurso - pois o concurseiro entra numa fase em que começa a perder o prazer de estar em sala de aula, disposto a recomeçar mais de uma vez...
Aliado a isso, outro dilema pode parecer mais preocupante: a falta de dinheiro. Aí o concurseiro pesa em sua balança se compensa aproveitar a gama de materiais e táticas de estudos reunida nos tempos de cursinho e avalia se dá para continuar se preparando em casa. Com essa atitude, é provável que vislumbre vantagens, como evitar os gastos com mensalidades e conviver com pessoas que, assim como ele, ainda não foram bem sucedidas no concurso-alvo.
O coordenador de unidades de ensino e especialista em concursos públicos, Gisvaldo Gomes de Araújo Jr, afirma que, de fato, é uma sensação de derrota terrível, essa de estar há tempos em um lugar, estudando, e não obter o resultado esperado. No entanto, embora seja possível estudar em casa para concursos, isso vai exigir do candidato uma disciplina tão arraigada que vai chegar até mesmo a ser quase um esforço "sobre-humano".
Gisvaldo Gomes nos diz que quem se propõe a estudar em casa vai ter que estabelecer horas rígidas e intensas de estudo; ter um bom material de estudo e superar todas as suas dificuldades e dúvidas sozinho, já que não vai ter como contar com uma monitoria. "Seria absurdo dizer que é impossível, contudo, é muito complicado vencer tanta concorrência sem um bom suporte teórico e prático", aconselhou.
Outro detalhe importante que o especialista cita é que, em casa, o candidato fica totalmente fora do clima do concurso, algo importante para que a união de entusiasmos leve todos à conquista. "É muito mais empolgante estar reunido com pessoas que estão na mesma batalha do que enfrentar essa guerra em casa, sozinho, como autodidata, sem ter com quem compartilhar".
Mesmo que a grana esteja curta, vale à pena empreender um esforço maior e fazer um cursinho preparatório para concursos. Pode-se partir para aquele cuja mensalidade for mais em conta, mas lembre-se de conferir - ainda que por contatos pessoais - se a equipe de professores é de qualidade e o material de apoio atende às suas necessidades. Afinal, sabe-se que cursinho não é tão decisivo na aprovação de um concurso quanto a sua determinação, mas ninguém pode negar que ele é uma ferramenta importante nesta empreitada.
 
CONCURSOS NO BRASIL / Via Blog Concursos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).