quinta-feira, 12 de abril de 2012

Galo viveu sem cabeça por um ano e meio nos Estados Unidos

Fruita é uma cidade pequena do Colorado (EUA). Mas os seus 6.400 moradores conhecem Mike. Um galo chamado Mike. E não é uma ave qualquer.

Mike entrou para a História como o único galo a sobreviver sem cabeça por um ano e meio!

Tudo começou em 10 de setembro de 1945, conta reportagem do jornal espanhol "El Mundo". O fazendeiro Lloyd Olsen foi ao galinheiro e escolheu um animal para abater. Era Mike, com as horas contadas. Só que, quando a cabeça de Mike foi cortada por Lloyd, o galo surpreendentemente saiu correndo e se juntou às outras aves. Mike conseguia até "piar" - na verdade um som emitido pelo esôfago aberto.

"Na manhã seguinte, meu avô voltou ao galhinheiro e ficou maravilhado. O galo estava vivo. Entendeu que ele teria mais valor assim e começou a dar alimento e água a ele por meio de um tubo bem fino", contou o fazendeiro.

O galo foi levado para estudo na Universidade de Utah, em Salt Lake City.

A explicação para o "galo-zumbi" foi simples: o golpe com o facão deixou a jugular, grande parte do cérebro e um ouvido intactos.

"Pode continuar vivo que o corte não danifica a massa encefálica e só afeta os vasos secundários", disse Indalecio Ruiz Calatrava, professor de Veterinária da Universidade de Córdoba, Espanha.

Lloyd percebeu que tinha  tesouro nas mãos e começou a viajar pelo país exibindo Mike, que ele gritava ser "um milagre". 

Levando a cabeça do galo em um vidro com formol, o americano chegou a ganhar 4.500 dólares por mês!

Até revistas tradicionais como "Life" e a "Time" noticiaram a história de Mike. O marca anterior de galo vivendo sem cabeça era irrisória diante da façanha do animal de Lloyd: 11 dias.

Mike morreu em março de 1947, vítima de asfixia, ao ficar sufocado com grãos de milho. Mas o seu espírito continuou vivo. 

Em 1999, Fruita elegeu um dia para que os moradores celebrem o seu morador mais ilustre. A cada ano, no terceiro domingo de maio, são realizados jogos cujos protagonistas são os galos da cidade. Com cabeça.


Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).