quarta-feira, 11 de abril de 2012

Contran determina obrigatoriedade de placas refletivas para veículos



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União, no início deste mês, norma que determina a obrigatoriedade das placas refletivas em todos os veículos vendidos no Brasil. Com a entrada em vigor da medida os carros novos ou com transferência de município devem adotar o novo artigo.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a obrigatoriedade das placas refletivas tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito, uma vez que este tipo de sinalização ajuda ao motorista a identificar outros veículos, principalmente em dias de chuva, neblina ou mesmo à noite.
Para a dona de casa Kalina Maria, essa medida pode evitar alguns incidentes no trânsito e gera algumas desconfianças em relação aos valores cobrados. "À noite nossa visibilidade fica menor e essas placas poderão facilitar a visão de outros veículos. Espero que com a adoção dessa medida os valores referentes ao emplacamento não alterem muito", disse a motorista.
O aposentado João Batista concorda com Kalina e diz que na sua idade qualquer medida de segurança é muito bem-vinda. "Acho que elas facilitarão nossa direção, ajudam até a manter uma distância segura de um carro para o outro, já que são facilmente identificadas", enfatizou João.
O uso das placas e tarjetas reflexivas serão obrigatórios não só em automóveis, mas também em motocicletas, triciclos, ciclomotores, caminhões, entre outros tipos de veículos, desde que sejam novos e seu primeiro emplacamento aconteça a partir do dia 1º deste mês, ou que tenham sua documentação transferida para outro estado ou município.
Segundo a nova resolução, a película refletiva deverá cobrir a superfície da placa, excluindo a sua borda, sendo flexível com adesivo sensível à pressão adequada para suportar elongação necessária no processo produtivo de placas estampadas.
Outra alteração oficializada diz respeito a motocicletas, triciclos e motonetas. A resolução prevê que a altura das placas passe de 13,6 centímetros para 17cm, e o comprimento de 18,7 centímetros para 20cm para facilitar a visualização.

Fonte: O Mossoroense via cidade news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).